Henrique Carreiras

Henrique Rosas Carreiras iniciou a sua actividade profissional no Alfeite onde permaneceu de 1964 a 1968. De 1973 a 1983 foi trabalhador na Lisnave, exercendo a profissão de Operário Qualificado – Serralheiro. Neste período, destacou-se na acção sindical com a mesma dedicação e entusiasmo que o viriam a caracterizar em todas as suas missões futuras.
Eleito pela primeira vez nas eleições de Dezembro de 1985 pela lista da CDU, Coligação Democrática Unitária e enquanto Membro do PCP, viria a ser sucessivamente reeleito para seis mandatos consecutivos, o 1º sob a Presidência de José Martins Vieira e os cinco últimos sob a Presidência de Maria Emília de Sousa.
Com o pelouro das Obras Municipais e Equipamento Mecânico de 1986 a 1989, viria no mandato de 1989 a 1993 a ser responsável também pela Habitação e Núcleos Históricos, assumindo então o lugar de vogal no Conselho de Administração dos SMAS ao qual assumiria a Presidência em 1991.
Para além destas missões públicas, Henrique Carreiras foi ainda primeiro Responsável Municipal da Protecção Civil, Responsável pelo Serviço de Saúde Ocupacional da CMA/SMAS, Presidente do Conselho Fiscal da AGENEAL – Agência Municipal de Energia, tendo pertencido, ainda, durante 15 anos ao Conselho de Administração da Associação de Municípios do Distrito/Região de Setúbal.
Ao longo de 22 anos, o Vereador Henrique Carreiras viu a sua acção ligada a uma actividade de grande importância e profundamente transformadora da realidade almadense. As infra-estruturas básicas, viárias e de saneamento, a iluminação pública e a mobilidade, as primeiras grandes acções de intervenção e beneficiação do Parque Escolar, como também a construção de novas escolas durante a década de 80, foram alguns dos exemplos da acção impulsionadora deste autarca profundamente ligado ao Concelho de Almada. O cidadão Henrique Rosa Carreiras foi até 4 de Julho de 2007, um membro activo do executivo camarário de Almada.Para além destas missões públicas, Henrique Carreiras foi ainda primeiro Responsável Municipal da Protecção Civil, Responsável pelo Serviço de Saúde Ocupacional da CMA/SMAS, Presidente do Conselho Fiscal da AGENEAL – Agência Municipal de Energia, tendo pertencido, ainda, durante 15 anos ao Conselho de Administração da Associação de Municípios do Distrito/Região de Setúbal.
Pelo seu contributo na conversão do Poder Local Democrático, num grande instrumento capaz de melhorar o Concelho e a qualidade de vida dos Almadenses, a Câmara Municipal de Almada por deliberação de 20 de Junho de 2007, atribuiu a Henrique Carreiras a Medalha de Ouro da Cidade.