
2008
2009
2010
2011
Nesta sessão foram apresentados os Estudos de Caracterização do Território Municipal e a definição do âmbito da avaliação ambiental estratégica.
2012
» Durante os meses de maio e junho realizaram-se entrevistas com todos os presidentes das 11 Juntas de Freguesia do Concelho e sessões de apresentação dirigidas a um conjunto de Atores Locais sobre os Painéis educação e formação; social; cultura; desporto e recreio; economia.
2013
» Em 4 de junho de 2013 realizou-se a 3ª Reunião Plenária da CA, tendo sido apresentada a ponderação dos pareceres das entidades da CA aos Estudos de Caracterização, o Quadro Prévio de Ordenamento (QPO) e a Carta de Condicionantes.
» Desenvolvimento da fase de construção da Estratégia de Ordenamento.
2014
» Em 2014 realizaram-se 3 sessões de participação nos meses de novembro e dezembro, enquadradas na fase da Estratégia de Ordenamento e dirigidas aos Eleitos das Freguesias, Executivos da Juntas de Freguesia e Assembleia Municipal. Os interlocutores pronunciaram-se quanto à identificação de Problemas/Oportunidades/Desafios que deverão consubstanciar a proposta de Visão Estratégica para o Concelho.
2015
» Em maio e junho de 2015 realizou-se o Congresso Almada “Pensar o Futuro”, tendo sido um importante momento de participação, espaço de debate e reflexão para a construção de uma visão de futuro para o Concelho. O primeiro momento do Congresso contou com a realização de 11 sessões públicas de participação temáticas nas antigas 11 freguesias do Concelho, de 11 a 28 de maio de 2015. Num segundo momento o congresso teve lugar no Fórum Municipal Romeu Correia, Quarteirão das Artes e Academia Almadense, nos dias 12, 13 e 14 de junho de 2015.
2016
» Desenvolvimento da fase de construção da Estratégia e Modelo de Ordenamento.
No primeiro trimestre de 2016, fruto dos resultados do Congresso Almada, foram atualizados e desenvolvidos vários estudos de caráter técnico pela equipa de revisão do Plano Diretor:
» Delimitação preliminar da Reserva Agrícola Nacional;
» Delimitação das áreas urbanas consolidadas do concelho;
» Mapeamento e caraterização das centralidades urbanas;
» Projeções demográficas para o território municipal e respetivas freguesias, com o horizonte temporal de 2031;
» Estudo preliminar para a delimitação dos perímetros urbanos;
» Atualização da folga urbana do concelho;
» Transposição das normas dos Planos Especiais de Ordenamento do Território para o PDMA em vigor, na sequência da aprovação da nova Lei de Bases Gerais da Politica Pública de Solos, de Ordenamento do Território e de Urbanismo, e da posterior identificação e » comunicação das normas por parte da CCDR-LVT;
Sessões de Participação realizadas em 2016
» Apresentação do QPO e trabalhos em curso aos Vereadores da CMA (14 abril);
» Apresentação do QPO e trabalhos em curso aos Eleitos da Assembleia Municipal (5 maio);
» Fórum de Participação Pública - Apresentação do QPO e trabalhos em curso (20 julho);
2017
»Em 9 de março de 2017 foi aprovado em Reunião de Câmara o Quadro Prévio ao Ordenamento (QPO).
» Modelo de Ordenamento;
» Objetivos de desenvolvimento e Ordenamento
» Linhas estratégicas de desenvolvimento
» Transposição das normas dos Planos Especiais de Ordenamento do Território para o PDMA em vigor, na sequência da aprovação da nova Lei de Bases Gerais da Politica Pública de Solos, de Ordenamento do Território e de Urbanismo, e da posterior identificação e comunicação das normas por parte da CCDR-LVT;