Inicialmente prevista acontecer na Oficina de Cultura, entre 17 de abril e 3 de maio de 2020, a Exposição Comemorativa do 25 de Abril de 1974, dedicada ao tema «As Portas que Abril Abriu...», poema de Ary dos Santos, foi adaptada aos desafios do contexto atual, acontecendo em ambiente digital e transformando-se em «As Portas que Abril Abriu...Versão 2.0».
Apesar da situação pandémica associada à Covid-19, os agrupamentos de escolas e escolas secundárias do concelho de Almada não deixaram de se juntar para assinalar a passagem dos 46 anos do 25 de Abril de 1974, através da realização da exposição que acontece anualmente. Em 2020, acontece com uma particularidade: é realizada em formato digital.
A exposição integra vários suportes, incluindo multimédia, expressão plástica, poesia, design gráfico, valorizando sempre a perspetiva dos alunos.
A imagem da edição de 2020 da Exposição Comemorativa do 25 de Abril de 1974 foi desenvolvida a partir do cartaz da aluna Débora Mirandez, da Escola Secundária Cacilhas-Tejo.
A Exposição resultou do trabalho colaborativo com os agrupamentos de escolas e escolas secundárias do concelho, apostando no diálogo com a comunidade educativa, numa união de esforços de alunos e professores e a Câmara Municipal de Almada.
Veja a Exposição Comemorativa do 25 de Abril de 1974, de 2020.
Escolas Participantes
Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade
Agrupamento de Escolas Romeu Correia
Agrupamento de Escolas Francisco Simões
Agrupamento de Escolas da Trafaria
Agrupamento de Escolas do Monte de Caparica
Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté
Agrupamento de Escolas Elias Garcia
Agrupamento de Escolas Emídio Navarro
Agrupamento de Escolas António Gedeão
Escola Secundária Cacilhas-Tejo
Escola Secundária Fernão Mendes Pinto
Câmara Municipal de Almada