Setas Login
Setas Agenda Setas Contactos Setas Mapa do Sítio    
Homepage Museus - Flickr
 
Página inicial SeparadorDestaques SeparadorÀ descoberta do Museu Naval de Almada: objetos contam histórias
À descoberta do Museu Naval de Almada: objetos contam histórias seta indicativa de direcção do conteúdo 
Separador

À descoberta do Museu Naval de Almada:
objetos contam histórias

cpp_1

cpp_2

Acão Nº 1 da Companhia Portuguesa de Pesca (MN.2014.1064)
j
      Este documento datado de 1920 faz hoje parte do acervo do Museu Naval de Almada graças a uma doação realizada pelos herdeiros de Joaquim Tito Moreira Rato, um dos Administrador da Companhia Portuguesa de Pesca.
      Augusto Moreira Rato e Gonçalo Moreira Rato doaram a este Museu entre 2012 e 2015 um conjunto notável de bens que pertenciam ao seu pai e avô respetivamente, entre eles medalhas comemorativas, fotografias, documentos, álbuns e modelos de embarcações.
      A Companhia Portuguesa de Pesca foi fundada a 9 de julho de 1920 por iniciativa de quatro armadores, dedicou-se à pesca longínqua e ao comércio do pescado e tinha como objetivo contribuir para a melhoria do abastecimento de peixe às cidades de Lisboa e Porto.  É junto ao rio em Almada (Olho de Boi) no antigo edifício da Fábrica de Fiação de Tecidos Lisbonense que instala as infraestruturas necessárias à receção e escoamento do pescado capturado, bem como à aparelhagem e manutenção dos seus navios. A CPP constrói aqui um novo edificado com oficinas de mecânica, caldeiraria, fábrica de gelo, fundição entre outras valências capazes de assegurar a total autonomia na reparação e transformação tecnológica da sua frota.
      Em 1976 e empresa é nacionalizada, acabando por extinguir a sua atividade em 1984. O Museu Naval de Almada está hoje instalado numa parte das antigas instalações da CPP, a sua história está intrinsecamente ligada a esta empresa e por isso é com especial agrado que acolhemos a coleção Moreira Rato no acervo deste Museu.



Voltar Voltar   Imprimir Imprimir
 
Acessibilidade | Política de Privacidade | Ficha Técnica | Sugestões/Reclamações | Perguntas Frequentes
Copyright © 2007 Almada Informa. Todos os direitos reservados.