Setas Login
Setas Agenda Setas Contactos Setas Mapa do Sítio    
Homepage Museus - Flickr
 
Página inicial SeparadorDestaques SeparadorPublicações - DVD Almada: Vozes de Resistência
Publicações - DVD Almada: Vozes de Resistência seta indicativa de direcção do conteúdo 
Separador


DVD - Vozes da Resistência


DVD “Almada: Vozes de Resistência”
,editado pela Câmara Municipal de Almada, em 2009 e integrado nas Comemorações dos 35 anos no 25 de Abril. Inclui pequena brochura com excertos escritos dos testemunhos orais dos participantes.

A capacidade de recordar e o prazer de ouvir: a resistência como elemento identitário da memória colectiva
 
Produzido no âmbito do projecto de Arquivo Oral do Museu da Cidade/Divisão de Museus e Património Cultural, pretende constituir um documento de divulgação das memórias centradas nas formas de resistência em Almada ao regime do Estado Novo que, durante os 48 anos de Ditadura, influenciaram o ambiente político, cultural e social de várias freguesias do Concelho.

Optou-se por construir uma peça única em que, ao documentário em dvd estivesse associada uma pequena brochura que explicita a organização temática do guião de recolha, com a transcrição de excertos das vozes que ouvimos, onde são apresentados os interlocutores e onde se disponibiliza, em complemento uma cronologia dos principais acontecimentos desse período, tornando mais fácil a contextualização das memórias e das histórias contadas.

No seu todo, pretende-se oferecer ao público em geral e às gerações mais novas, em particular, um esboço do que foi Almada em meados do século passado; quais as expectativas e aspirações de vida dos jovens dessa época, porquê e como surgiram, foram alimentadas e reproduzidas as estratégias de oposição política e quais os seus protagonistas, as figuras que hoje, embora tendo perecido, continuam presentes através da toponímia das nossas ruas e na memória destas vozes e das histórias que agora convidamos a ouvir.

O que resulta deste trabalho é apenas uma parte da história da resistência ao Estado Novo em Almada, reflexo directo da experiência de vida dos 20 entrevistados. Estas vozes da resistência terminam a sua história no dia em que a liberdade foi alcançada, a 25 de Abril de 1974. 

Estas vozes fazem-se eco de muitas outras, cuja importância e urgência de registo se mantém e prossegue no âmbito do trabalho do Arquivo Oral em curso. 
Índice do brochura:
 
1. Eu deixava um baile por um livro: o despontar de uma consciência social
2. Revoltados e revolucionários: a oposição como raiz de uma identidade colectiva
3. Foram presos muitos amigos, muitos, muitos, muitos…: da “ilegalidade” à prisão
4. No dia 25 de Abril entrou uma onda de luz e as pessoas saíram para a rua
5. Biografias dos entrevistados
Cronologia
 
Este DVD encontra-se disponível nas bibliotecas e centros de documentação das escolas do Concelho e também está disponível nas bibliotecas municipais, através da Pesquisa nos Catálogos.



Voltar Voltar   Imprimir Imprimir
 
Acessibilidade | Política de Privacidade | Ficha Técnica | Sugestões/Reclamações | Perguntas Frequentes
Copyright © 2007 Almada Informa. Todos os direitos reservados.