Setas Login
Setas Agenda Setas Contactos Setas Mapa do Sítio    
Homepage Museus - Flickr
 
Página inicial SeparadorConhecer o Serviço de Arqueologia e História
Conhecer o Serviço de Arqueologia e História seta indicativa de direcção do conteúdo 
Separador


Núcleo de Arqueologia e História-curso de arqueologia

O Serviço de Arqueologia e História nasceu em 1984 associado à criação do Museu Municipal de Almada do qual foi, durante alguns anos, o principal suporte e impulsionador. Inicialmente instalado no Convento dos Capuchos, que funcionou como Núcleo - sede, acabou por ser transferido para as instalações da ex-Companhia Portuguesa de Pesca, no Olho de Boi, onde hoje se encontra instalado.
O trabalho deste serviço reflecte as preocupações do município com o património na sua vertente arqueológica, contribuindo para o conhecimento da história e da identidade local.

O Serviço de Arqueologia e História desenvolve a sua acção na identificação, escavação, estudo, conservação e divulgação de materiais e sítios arqueológicos. Possui um Laboratório de Conservação e Restauro virado sobretudo para a cerâmica e metais. Possui ainda áreas destinadas ao puzzle, inventariação e reserva dos materiais recolhidos.

Não sendo uma área pública, dado tratar-se sobretudo de áreas de trabalho, o Serviço de Arqueologia e História recebe nas suas instalações escolas e outros visitantes em visitas organizadas dando a conhecer parte das suas colecções colocadas em reserva visitável bem como as diferentes áreas específicas de trabalho.

Fruto do trabalho realizado no âmbito do Programa de Renovação Urbana foram editadas duas brochuras: "Pré e Proto-História de Almada" e "Introdução ao Desenho Arqueológico", disponmíveis nas lojas da Rede de Museus Municipais.


Contactos

Olho de Boi
2800-205 Almada
Tel.: 21 272 4981
Fax: 21 272 4989
Mail: div.museuspatrimónio@cma.m-almada.pt

Horários
Segunda a sexta-feira: 9h30 às 12h e das 14h às 17h



 
Acessibilidade | Política de Privacidade | Ficha Técnica | Sugestões/Reclamações | Perguntas Frequentes
Copyright © 2007 Almada Informa. Todos os direitos reservados.