Setas Registo / Entrar em Sessão   Setas Newsletter   Setas Contacte-nos   Setas Mapa do Sítio
 
  Setas Ok  
 
 
 
 
Almada Cresce Contigo
Cidade Educadora - Carta Educativa
Cidade Educadora - Oferta Educativa
Cidade Educadora - Concelho Municipal da Educação
Cidade Educadora_bt
 
Página inicial SeparadorRede Educativa
Rede Educativa seta indicativa de direcção do conteúdo 
Separador

Caracterização Geral - ano letivo 2012/2013

As Escolas

O concelho de Almada é constituído por um total de 58 estabelecimentos de ensino da rede pública que abrangem os Jardins de Infância, as escolas de 1º ciclo, as escolas básicas integradas, as escolas de 2º e 3º ciclo e as escolas secundárias frequentados no ano letivo de 2012/13 por um total de 23.717 alunos.

Destas escolas verifica-se que existem 34 escolas do 1º ciclo, havendo 27 com jardim-de-infância, 4 jardins-de-infância, 4 escolas básicas integradas, sendo 1 com Jardim de Infância, 6 escolas de 2º e 3º ciclos e 10 escolas secundárias, sendo 4 delas com 2º e 3º ciclo.
 
No presente ano letivo existem 13 agrupamentos de escolas (constituídas por 52 estabelecimentos de ensino) que são unidades organizacionais com órgãos próprios de administração e gestão e que procuram garantir a coerência de um projeto educativo e qualidade pedagógica das escolas que o integram, proporcionando um percurso sequencial aos alunos de uma dada área geográfica e a sua adequada transição entre níveis e ciclos de ensino.
      

EB1 JI da Charneca da Caparica EB1 JI da Charneca da Caparica 2 EB1 JI de Vila Nova - sala1 
EB1 de Vale Flores, nº 2 EB1 de Vila Nova 1 EB1 JI do Chegadinho
   

Educação Pré-escolar

A rede de educação de infância contempla uma componente pública e uma componente privada (solidária, cooperativa e social) complementar entre si e que no concelho apresenta uma taxa de cobertura aproximada de 90%.

A rede pública pode funcionar em estabelecimentos de ensino próprios – jardim-de-infância ou integrados em unidades escolares onde também é ministrado o ensino básico. 
No presente ano letivo, a educação pré-escolar da rede pública é composta por 72 salas de atividades e abrange 1.630 crianças entre os  3 anos e a idade de ingresso no 1º ciclo do ensino básico. A grande maioria das crianças, cerca de 62% tem 5 anos de idade.
 
A rede solidária conta com uma forte participação das Instituições Particulares de Solidariedade Social que contribuíram com cerca de 35% da taxa de cobertura nos Jardins de Infância.
 
Ao nível da educação pré-escolar, a componente de apoio à família (CAF) abrange 840 crianças e pretende ser um serviço de apoio às famílias na tarefa educativa, proporcionando a quem nela participa uma oportunidade de autonomia e socialização.

Ensino Básico

O ensino básico é composto pelo 1º,2º e 3º ciclo e apresenta um total de alunos de 6.721, 4.012 e 5.970 respetivamente num total de 698 turmas . A média de alunos por turma, no presente ano letivo é de 22 alunos, sendo o número mais alto de 26 e o mais baixo de 19 alunos.

Os estabelecimentos de ensino do 1º ciclo, funcionam maioritariamente em regime normal de funcionamento (72% das escolas) das 9h às 15h30m e todos disponibilizam atividades de enriquecimento curricular (AEC) abrangendo cerca de 6372 alunos. Estas atividades são implementadas, para além da autarquia, por 20 Associações de Pais e Encarregados de Educação e 3 Instituições Particulares de Solidariedade Social, nos 13 agrupamentos do Concelho de Almada.
 
Existe no concelho 13 unidades de ensino especial que são recursos especializados destinados a desenvolver atividades específicas diferenciadas e que funcionam nos agrupamentos de escolas, sendo que 7 são unidade de multideficiência e 6 de ensino estruturado (perturbações do espetro do autismo). 
 
Relativamente à evolução da população escolar, regista-se um aumento em todos os níveis de ensino, exceto no 1º ciclo que diminuiu ligeiramente (cerca de 265 alunos face ao ano letivo anterior). Nesta evolução, destaca-se o ensino secundário, com a introdução do programa Novas Oportunidades e do Ensino Profissional que veio originar um aumento da população escolar. 
 
Da caracterização da população escolar efetuada para a Carta Educativa do Concelho de Almada relativa a 2011/12, verifica-se que a taxa de repetência média é de 9,4%, sendo o valor mais elevado registado no 3º ciclo de 25,5%, e o valor mais baixo no 1º ciclo de 5.2% 
 
A taxa de abandono cifra-se em 1,4%, sendo o valor mais alto obtido para o ensino secundário, que apresenta 85% do total de abandono do concelho. O valor mais baixo pertence ao 1º ciclo com um valor quase residual (0,3%).
   
 EB1 JI Costa da Caparica EB1 do Monte de Caparica EB1 Pragal, nº 1
 ES Francisco Simões ES com 3º Ciclo ES Cacilhas Tejo

Ensino Secundário

Frequentam o ensino secundário da rede pública no concelho cerca de 5.136 alunos em 222 turmas, sendo que destes 1405 alunos frequentam o ensino profissional distribuídos por 42 cursos e 71 turmas. 

A média de alunos por turma neste ano letivo no 2º e 3º ciclo do ensino básico e secundário é de 23 alunos.

A rede privada do ensino profissional é constituída por 2 escolas, a Escola Profissional de Almada (EPA) e a Escola Profissional de Educação para o Desenvolvimentos (EPED), que no total apresentam uma população escolar de 500 alunos, distribuídos por 25 cursos e 28 turmas. 
   

ES Egas Moniz 2 Escola Naval ES Jean Piaget
 
Ensino Superior

Almada possui um importante polo universitário, com 7 instituições a funcionar no concelho, designadamente: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa, Instituto Piaget (inclui a Escola Superior de Educação - ESE - e o Instituto de Estudos Interculturais e Transdisciplinares - ISEIT), Escola Superior de Saúde Egas Moniz (ESSEM), Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz (ISCSEM), Escola Naval e Escola Superior de Tecnologias Navais, que asseguram cerca de 62 licenciaturas, 70 mestrados, pós-graduações e outros cursos de formação complementar, a que se associam 18 centros de investigação. Apresentam ainda um total de 11.200 estudantes e cerca de 1356 professores.
 
Os Professores e Auxiliares
 
O total de professores e educadores na rede pública no concelho de Almada, desde o pré-escolar até ao ensino secundário, é de cerca de 2.105 e o total de auxiliares de ação educativa é de 507.
 
A rede educativa de Almada incorpora ainda outras ofertas formativas, não formais, de reconhecida importância. Destacamos a ação da Academia de Música de Almada, a funcionar nas instalações da Sociedade Recreativa Musical Trafariense. Assegura os cursos de Iniciação Musical, Curso Básico, Curso Complementar, Projeto Música à Medida e Cursos de Regime Livre. Apresenta-se ainda como um polo de dinamização artística.
 
Encontra-se a funcionar desde 2005 uma instituição de ensino sénior, designada por USALMA, da iniciativa da Associação dos Professores do Concelho de Almada, frequentada por aproximadamente 900 formandos e 100 docentes. Associa à componente letiva, um programa variado de colóquios, seminários, visitas de estudo, rastreios, estudos sobre a qualidade de vida dos utentes. Participa ainda nas atividades propostas pela Rede das Universidades Seniores (RUTIS).
 
Encontra-se também a funcionar a Universidade Sénior ABC (US ABC), dando resposta aos Séniores das freguesias do Laranjeiro e do Feijó.


Imprimir Voltar   Imprimir Imprimir
 
Acessibilidade | Política de Privacidade | Ficha Técnica | Sugestões/Reclamações | Perguntas Frequentes
Copyright © 2013 Almada Informa. Todos os direitos reservados.
Mostra de Teatro (1)