Setas Registo / Entrar em Sessão   Setas Newsletter   Setas Contacte-nos   Setas Mapa do Sítio
 
 
 
 
Almada Cresce Contigo
Cidade Educadora - Carta Educativa
Cidade Educadora - Oferta Educativa
Cidade Educadora - Concelho Municipal da Educação
Cidade Educadora_bt
 
Página inicial SeparadorDestaques SeparadorFCT NOVA dinamiza Tabela Periódica 'humana' em Almada com mais de 140 alunos
FCT NOVA dinamiza Tabela Periódica 'humana' em Almada com mais de 140 alunos seta indicativa de direcção do conteúdo 
Separador

D2

No âmbito das comemorações do Ano Internacional da Tabela Periódica, o Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA, em parceria com a Sociedade  Portuguesa de Química, dinamizou a Tabela Periódica Humana montada com os jovens (alunos do ensino básico e secundário). As comemorações iniciaram-se assim com um processo de auto-organização (analogia ao "self-assembling") dos jovens que tiveram como desafio encontrar o seu lugar na Tabela Periódica. Esta iniciativa contou ainda com o apoio do Projeto “Noite Europeia dos Investigadores” e Laboratórios Associados LAQV e UCIBIO da rede REQUIMTE.

Foram mais de 140 alunos de várias escolas secundárias da região de Almada que deram corpo aos elementos químicos da Tabela Periódica, no dia que se celebraram os 150 anos da sua criação pelo químico russo Dimitry Mendeleev.

 
A tabela humana tomou forma no Parque Urbano Comandante Júlio Ferraz em Almada, na manhã de 29 de janeiro, com o apoio do Departamento de Química da  FCT NOVA, da Sociedade Portuguesa de Química e das Escolas Secundárias de Almada.

 
Participaram neste evento os alunos do Agrupamento Escolas Romeu Correia, da Escola Secundária Cacilhas-Tejo, da Escola Profissional de Educação para o Desenvolvimento, do Agrupamento de Escolas Emídio Navarro, do Agrupamento de Escolas João de Barros e do Agrupamento Escolas Rui Luís Gomes.

 
A iniciativa, que se replicou em diversas cidades do país, marca o começo oficial do Ano Internacional da Tabela Periódica. A iniciativa promovida pela UNESCO pretende 'aumentar a consciência global e a importância da educação em ciências básicas como a química'.

D2



Imprimir Voltar   Imprimir Imprimir
 
Acessibilidade | Política de Privacidade | Ficha Técnica | Sugestões/Reclamações | Perguntas Frequentes
Copyright © 2013 Almada Informa. Todos os direitos reservados.
Mostra de Teatro (1)