Setas Registo / Entrar em Sessão   Setas Newsletter   Setas Contacte-nos   Setas Mapa do Sítio
 
  Setas Ok  
 
 
 
 
Almada Cresce Contigo
Cidade Educadora - Carta Educativa
Cidade Educadora - Oferta Educativa
Cidade Educadora - Concelho Municipal da Educação
Cidade Educadora_bt
 
Página inicial SeparadorDestaques SeparadorDia Internacional das Cidades Educadoras
Dia Internacional das Cidades Educadoras seta indicativa de direcção do conteúdo 
Separador

Almada comemorou o dia 30 de novembro, dia internacional das Cidades Educadoras, Prémio Cidade Inteligente

CE1


Almada aderiu ao movimento das Cidades Educadoras em 1997, sendo dos primeiros municípios portugueses a pertencer à sua rede internacional.
 
Almada integra desde a sua origem a Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, participando com regularidade em todas as suas atividades. Desde 2012, é membro da comissão de coordenação desta Rede Territorial e em 2015 organizou o VI Congresso Nacional desta Rede.

CE1  CE3

Decorridos mais de 25 anos, a Assembleia Geral da Associação Internacional das Cidades Educadoras acordou fixar o dia 30 de novembro, como Dia Internacional da Cidade Educadora, (no ano 2016 celebrou-se a primeira edição do Dia Internacional da Cidade Educadora) para criar consciência, à escala mundial, da importância da educação como motor de mudança e juntar novos aliados a favor deste modelo de cidade. Esta iniciativa é uma oportunidade única para dar a conhecer o compromisso de cada município com os princípios da Carta das Cidades Educadoras, para o revitalizar e para dar a conhecer aos cidadãos o trabalho que desenvolve, gerando uma maior apropriação, compromisso e resultados da ação. As atividades concentraram-se no dia 30 de novembro, para comemorar o fato de, neste dia, em 1990, se ter proclamado a Carta de Cidades Educadoras, em Barcelona.

CE4

Com esta celebração global, a AICE pretende, por seu lado, contribuir para os objetivos da Agenda 2030 para um Desenvolvimento Sustentável, mediante um diálogo sem precedentes entre os estados membros das Nações Unidas, os governos locais, a sociedade civil, o setor privado e outros agentes e atribui especial importância às cidades (ODS[1]11) e à educação de qualidade para todos e ao longo da vida (ODS4).

CE5  CE6

A atividade educadora em Almada associada a este dia foi o Prémio Almada Cidade Inteligente que visa reconhecer e divulgar o mérito académico dos jovens ao concluírem o ensino secundário, assim como as instituições educativas locais. Com este Prémio, de realização anual, o Município de Almada pretende valorizar a dedicação, a excelência dos resultados alcançados, incentivando o prosseguimento de uma atitude considerada imprescindível ao desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens, entendidas como marcas identitárias de uma comunidade que se diferencia pela excelência dos seus recursos humanos.

CE7  CE8

A autarquia galardoou, desde outubro, os melhores estudantes do ensino secundário, profissional e tecnológico do concelho. A entrega dos diplomas culminou no dia 30 de novembro com a distinção dos melhores alunos do Agrupamento de Escolas da Caparica, no Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNL.
Foi entregue a cada aluno de mérito um diploma de Excelência e um prémio de 500,00€ e a todos os Agrupamentos de Escolas, Escolas Secundárias e Instituições de Ensino um diploma de Participação. 

CE9

Na abertura da cerimónia, foi realizada a leitura pública do Manifesto de todos e todas os/as presidentes de Governos locais das Cidades Educadoras e ocorreu a apresentação do Caderno de Resumos do VI Congresso Nacional da RTPCE – Cidades participadas, Cidades Adaptadas (Véis), ocorrido em Almada em 2015. Realce ainda para a alusão de 19 anos de adesão do município de Almada a este movimento internacional.

PDF Cadernos

 

[1] - Objectivos de Desenvolvimento Sustentável



Imprimir Voltar   Imprimir Imprimir
 
Acessibilidade | Política de Privacidade | Ficha Técnica | Sugestões/Reclamações | Perguntas Frequentes
Copyright © 2013 Almada Informa. Todos os direitos reservados.
Mostra de Teatro (1)