Setas Login
Setas Newsletter Setas Agenda Setas Contactos Setas Mapa do Sítio
Setas Pesquisa  
  Ok
   
Casa da Cerca - Programação
Casa da Cerca - Banner Festa da Casa da Cerca
Casa da Cerca - Banner Há Música na Casa da Cerca
Casa da Cerca - Banner FlickrCasa da Cerca - Banner Issuu
 
Página inicial Separador1/150. Gravar e Multiplicar
1/150. Gravar e Multiplicar seta indicativa de direcção do conteúdo 
Separador


1/150. Gravar e Multiplicar - vista da exposição
31 Jan. >17 Mai. 2009 

1/150 Gravar e Multiplicar  reúniu mais de uma centena de obras do acerco de gravura nacional e internacional do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, e esteve patente na Galeria Principal, no Salão Nobre e na Capela da Casa da Cerca.

Com o comissariado geral de Ana Vasconcelos e Melo e Emília Ferreira e o comissariado científico do gravador António Canau, a exposição deu a ver a grande diversidade de propostas plásticas e técnicas da gravura centradas na produção da última metade do século XX.

Pretendendo reavaliar e revelar a presença da gravura no nosso quotidiano, esta exposição foi além da recuperação do inestimável papel que a gravura teve na divulgação das artes, assumindo e reiterando o seu valor intrínseco, artístico, como objeto plástico. Do ponto de vista da Casa da Cerca, esta exposição veio acrescentar matéria à sua investigação, já que, na história da instituição, ainda não se havia estudado esta parente próxima do desenho, laboratório de experiências alquímicas, formais e plásticas.

Problematizando a pertinência de expor gravura, o catálogo fornece ampla informação, sobre a coleção de gravura do CAM, a importância da Sociedade Portuguesa de Gravadores – A Gravura, e conta ainda com um anexo de informação biográfica dos artistas escolhidos: Almada Negreiros, David de Almeida, Horst Antes, Karen Appel, Maria Beatriz, Mário Botas, Carlos Botelho, Fernando Calhau, Lourdes de Castro, Bartolomeu Cid dos Santos, Tony Cragg, Sonia Delaunay, Cipriano Dourado, Luís Dourdil, Max Ernst, Maurits Cornelis Escher, Elisabeth Frink, Maria Gabriel, Jacek Gaj, José de Guimarães, Richard Hamilton, Howard Hodgkin, João Navarro Hogan, John Hoyland, Alice Jorge, Asger Jorn, Oskar Kokoscha, Fernand Léger, Man Ray, Jorge Martins, Henri Matisse, Henry Moore, Otto Müller, Emília Nadal, Eduardo Nery, Eduardo Paolozzi, Sérgio Pinhão, Júlio Pomar, Mily Possoz, Paula Rego, Rogério Ribeiro, Niki de Saint-Phalle, Julião Sarmento, Karl Schmidt-Rottluff, Hein Semke, Nikias Skapinakis, Gil Teixeira Lopes, Vieira da Silva, Jorge Vieira, e Jasper Jacques Villon.
O catálogo conta com textos de Alexandra Canelas, Ana Isabel Ribeiro, Ana Vasconcelos e Melo, António Canau, Emília Ferreira e Inês Gomes.

EXPOSIÇÃO

PRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO
CASA DA CERCA Centro de Arte Contemporânea
Câmara Municipal de Almada

Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbekian



CURADORIA
Ana Vascocnelos e Melo
António Canau (curador científico)
Emília Ferreira

Coordenação geral
Emília Ferreira com Alexandra Canelas e Inês Vieira Gomes

PRODUÇÃO E COMUNICAÇÃO
Vanda Piteira

SERVIÇO EDUCATIVO
Emília Ferreira
Mário Rainha Campos

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INVESTIGAÇÃO
Ana Margarida Martins


CATÁLOGO

COORDENAÇÃO GERAL
Emília Ferreira

TEXTOS
Alexandra Canelas, Ana Isabel Ribeiro, Ana Vasconcelos e Melo, António Canau,Emília Ferreira, Inês Vieira Gomes
Mari

TRADUÇÕES
José Gabriel Flores, José Manuel Godinho (biografias)

CRÉDITOS FOTOGRÁFICOS
Paulo Costa e Carlos Azevedo

DESIGN GRAFICO
Nuno Vale Cardoso + Nina Barreiros

IMPRESSÃO
António Coelho Dias, S.A.

Edição 2009, Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea, Câmara Municipal de Almada, 234 págs., Ed. bilingue, português e inglês, ISBN 978-972-8794-58-3



Imprimir Voltar   Imprimir Imprimir
 
Acessibilidade | Política de Privacidade | Ficha Técnica | Sugestões/Reclamações | Perguntas Frequentes
Copyright © 2007 Almada Informa. Todos os direitos reservados.