Setas Login
Setas Newsletter Setas Agenda Setas Contactos Setas Mapa do Sítio    
Casa da Cerca - Programação
Casa da Cerca - Banner Festa da Casa da Cerca
Casa da Cerca - Banner Há Música na Casa da Cerca
Casa da Cerca - Banner FlickrCasa da Cerca - Banner Issuu
 
Página inicial SeparadorSusana Piteira e Rietske van Raay - Prazeres Públicos Sofrimentos Privados.
Susana Piteira e Rietske van Raay - Prazeres Públicos Sofrimentos Privados. seta indicativa de direcção do conteúdo 
Separador


Susana Piteira

Instalação composta por uma escultura e uma projecção vídeo, a proposta desta exposição foi a de reflectir sobre os limites do público e do privado, da superfície e da intimidade, claramente assumidas como uma forma de reflectir, também, sobre o corpo e a identidade das mulheres.

“Na instalação de Suzana Piteira, a escultura alberga o corpo ausente e o corpo modificado, sujeito a intervenção sobre a sua aparência, sobre a sua fisicalidade. Neste caso, corpo ausente e corpo modificado são um, indissociados e únicos – breve paradoxo!”
Com a melhor cumplicidade, as imagens de vídeo de Rietske van Raay, projectadas em loop, testemunham a dimensão singularizada do corpo específico – os vários corpos únicos – comprometidos com a modificação, a transformação deliberada e cientificamente realizada por cirurgiões e tecnologia em rigor: as imagens registam a definição do “corpo construído”. O “corpo construído” usufrui de uma condição de parentesco com o “corpo idealizado”, sendo resultado e consequência de uma, porventura, deslocada percepção do “corpo real” consciencializado como “corpo imaginário”.
 
[...] Rietske van Raay investigou a iconografia da mulher na História da Arte Europeia, dela apreendendo algumas visões emblemáticas que articulou com outras imagens produzidas por si própria a partir de corpos de outrem. Desta cumplicidade surgiu o produto viedográfico em causa.” (do texto de Fátima Lambert)
Coordenação geral: Catarina Rosendo.
Textos de Ana Isabel Ribeiro, Fátima Lambert, Rietske van Raay e Susana Piteira.
Exposição patente de 27 Março – 30 Maio 2004 na Cisterna da Casa da Cerca.

 



Imprimir Voltar   Imprimir Imprimir
 
Acessibilidade | Política de Privacidade | Ficha Técnica | Sugestões/Reclamações | Perguntas Frequentes
Copyright © 2007 Almada Informa. Todos os direitos reservados.