Levar as Cores onde Façam Falta, de Marta Wengorovius
Até 31 de janeiro de 2021 Marta Wengorovius Residência Artística LEVAR AS CORES ONDE FAÇAM FALTA Um, Dois e Muitos - escola nómada
Durante o ano de 2020, a artista Marta Wengorovius (Lisboa, 1963) vai estar em residência no Chão das Artes com o projeto Levar as cores onde façam falta, um capítulo do seu projeto da Escola Nómada.
O que pode significar em todas as coisas vivas o Um, Dois e Muitos? Com esta pergunta, a artista cria a Escola Nómada que vê o ensino, ou a transmissão de conhecimento partilhado, como uma obra de arte e que incorpora uma pesquisa interdisciplinar sobre o Um (a Singularidade), o Dois (a Cumplicidade), e o Muitos (a Comunidade). Na Casa da Cerca, a Escola Nómada, através de Levar as cores onde façam falta, quer interferir no quotidiano e na vivência do Jardim a partir de experiências interdisciplinares da cor, de Aulas Debaixo das Árvores e de uma intervenção no Jardim dos Pintores.
No Jardim dos Pintores as plantas correspondem ao que pode significar Um, Dois e Muitos: Um é representado pelos ciprestes,Dois pelas alfazemas e alecrins, eMuitos pelo prado – comunidade que junta diversas herbáceas tintureiras. Todas as plantas utilizadas nesta encenação do Jardim são plantas pertencentes à coleção do Jardim Botânico -O Chão das Artes.
A programação das próximas Aulas Debaixo das Árvores é a seguinte:
JANEIRO Vigésima Quinta Aula Debaixo das Árvores – Muitos: Branco Marcos Barbosa e Marta Wengorovius 24 janeiro 2021 (10h às 13h)