Setas Login
Setas Newsletter Setas Agenda Setas Contactos Setas Mapa do Sítio    
Casa da Cerca - Programação
Casa da Cerca - Banner Festa da Casa da Cerca
Casa da Cerca - Banner Há Música na Casa da Cerca
Casa da Cerca - Banner FlickrCasa da Cerca - Banner Issuu
 
Página inicial SeparadorDestaques SeparadorÀ descoberta de fósseis nas paredes da Casa da Cerca
À descoberta de fósseis nas paredes da Casa da Cerca seta indicativa de direcção do conteúdo 
Separador


À descoberta de fósseis nas paredes da Casa da Cerca

Fósseis nas paredes da Casa da Cerca
Foto 1 - Galeria do Pátio: as paredes fósseis estão integradas numa estrutura de madeira conhecida por “gaiola pombalina”.
Foto 2 - Molde interno de turritela (molusco gastrópode que apresenta concha alongada, turriforme, com muitas espiras e terminada em fina ponta).


Podemos descobrir fósseis marinhos em toda a zona antiga de Almada e, na Casa da Cerca, são bem visíveis nas paredes interiores da Galeria do Pátio.

Vestígios muito anteriores ao tempo de existência do Ser Humano, remontando um período entre 20 a 10 milhões de anos atrás. Nesse tempo geológico, uma parte da rocha do leito do mar elevou-se mais de 50 metros de altitude, abrindo caminho ao Tejo e formando uma arriba fóssil onde Almada assentou, milhões de anos depois.

Esta rocha de calcário conquífero contém vestígios de vida marinha nas várias camadas sobrepostas que compõem o período do Miocénico. Conchas de moluscos, gastrópodes, dentes de tubarões ou ossos de cetáceos, muitos são os fósseis de animais marinhos que compõem a rocha que veio servir de matéria-prima para a construção das casas de Almada, pelo menos até ao século XIX.

Nas paredes da Galeria do Pátio são fáceis de identificar, por exemplo, fósseis de turritelas (comumente conhecidas como “saca-rolhas”) e conchas com várias dimensões.

Para conhecer melhor este património natural numa zona próxima da Casa da Cerca, continue esta expedição visitando as jazidas paleontológicas do Cristo Rei. Pode fazer o percurso autonomamente ou guiado por técnicos municipais mediante inscrição prévia (Divisão de Educação e Sensibilização Ambiental da Câmara Municipal de Almada).

                                                                                                                          Sílvia Moreira



Imprimir Voltar   Imprimir Imprimir
 
Acessibilidade | Política de Privacidade | Ficha Técnica | Sugestões/Reclamações | Perguntas Frequentes
Copyright © 2007 Almada Informa. Todos os direitos reservados.