Setas Login
Setas Newsletter Setas Agenda Setas Contactos Setas Mapa do Sítio    
Casa da Cerca - Programação
Casa da Cerca - Banner Festa da Casa da Cerca
Casa da Cerca - Banner Há Música na Casa da Cerca
Casa da Cerca - Banner FlickrCasa da Cerca - Banner Issuu
 
Página inicial SeparadorDestaques SeparadorVerão na Casa da Cerca
Verão na Casa da Cerca seta indicativa de direcção do conteúdo 
Separador

VERÃO NA CASA DA CERCA

O verão já se instalou e, para alguns, as férias também, por isso, no ano que a Casa da Cerca celebra 25 anos enquanto Centro de Arte Contemporânea, faça deste espaço um dos seus itinerários e passe um dia connosco.

Verão na Cerca 2018

Manhã
Venha bem cedo, pelas 10h da manhã, hora em que abrimos diariamente o portão desta antiga quinta de recreio. Comece, pela fresca, por uma visita ao nosso Chão das Artes - Jardim Botânico. Percorra livremente o Jardim, passando primeiro pela Estufa onde poderá ver Materiais do Desenho - uma exposição documental onde são mostrados diferentes materiais do desenho e reveladas as plantas que, de formas diferentes, fornecem matérias-primas para esses materiais, que são exemplificados com reproduções de artistas que expuseram as suas obras de desenho neste Centro de Arte Contemporânea.

Exposição Materiais do Desenho

Siga pelo Jardim dos Pintores, área do jardim Botânico onde se têm homenageado artistas e criado jardins efémeros, homenageia este ano a artista japonesa Yayoi Kusama, através da utilização de plantas que relembram as cores e formas que mais utiliza nas suas obras. Prossiga pelas restantes áreas do Jardim: Jardim dos Pigmentos, Pomar das Gomas, Jardim dos Óleos e Jardim das Telas. Termine no anfiteatro ao ar livre junto à Mata e descanse um pouco contemplando a bela vista para o rio Tejo e para Lisboa.

Almoço
Sugerimos-lhe que faça um piquenique no nosso Parque de Escultura, que tem sombras, alguns recantos com pequenas mesas de pedra, ou traga a sua manta e estenda-a na relva. Se não trouxer almoço, a Casa da Cerca dispõe de uma Cafetaria, a Coisas Degostar, que serve refeições ligeiras, entre outras iguarias assentes em sabores tradicionalmente portugueses, e que está localizada na zona mais privilegiada da Casa para apreciar a vista para Lisboa.

Nos dias mais ventosos, o Jardim dos Leitores, área contígua ao nosso Centro de Documentação e Investigação, é uma boa opção para fazer o seu piquenique.

Tarde
Dedique a tarde para visitar as nossas exposições.
Poderá ver a exposição O Prodígio da Experiência, de Ana Hatherly (1929-2015). Esta exposição propõe um olhar abrangente sobre a obra visual da autora salientando o percurso experimental e multidisciplinar de uma das mais notáveis e singulares artistas portuguesas das últimas décadas. Constituída por mais de uma centena e meia de obras do Arquivo Fernando Aguiar (Arquivo de Poesia Experimental e Visual), abarca todas as fases da sua produção artística, revelando uma obra plástica e poética em que pintura, poesia, escrita e desenho se cruzam. Fisicamente organiza-se em dois núcleos, divididos por dois espaços distintos do município de Almada, a Casa da Cerca e a Galeria Municipal de Arte. A iniciativa de apresentar esta exposição repartida pelos dois espaços prende-se com o contexto excecional de celebração dos 25 anos da Casa da Cerca e dos 30 anos da Galeria, dois espaços cuja história se cruza. Na Galeria Municipal de Arte é dado destaque a um conjunto de trabalhos representativo da obra pictórica da artista, enquanto na Casa da Cerca estão patentes obras de desenho, poesia visual e poesia experimental. Complementares e dialogantes, ambos os núcleos funcionam, também em autonomia, tendo o seu próprio calendário.

Na Receção pede ver A Casa do Desenho: 25 Anos de Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea. Em 2018, ano Europeu do Património Cultural celebra-se 30 anos da aquisição da Casa da Cerca pela Câmara Municipal de Almada, 25 anos de inauguração enquanto Centro de Arte Contemporânea e 10 anos de abertura ao público do Centro de Documentação e Investigação Mestre Rogério Ribeiro. Assinalando estas datas, contamos a(s) história(s) da Casa da Cerca a partir do espólio guardado em arquivo.

A Casa do Desenho

Até 2 de setembro poderá ainda visitar a exposição de Paulo Brighenti, o artista escolhido para a criação do cartaz da 35.ª edição do Festival de Almada. Intitulada Velho Sol, a exposição apresenta-se na Galeria do Pátio, na Capela e na Cisterna.

Não deixe de passar pela Sala de Leitura do Centro de Documentação e Investigação para apreciar três obras de Ana Hatherly que pertencem ao Acervo Municipal de Arte (Núcleo da Casa da Cerca) que, tal como a exposição principal, estarão patentes até 9 de setembro.

FINS-DE-SEMANA NA CASA DA CERCA

Oficina de desenho livre
Se gosta de desenhar, venha experimentar uma sessão na Oficina de Desenho no Jardim dinamizada pela ilustradora Sara Simões. Estas oficinas realizam-se habitualmente no primeiro sábado de cada mês. Decorrem sempre das 15h às 17h e são gratuitas. Não precisa de se inscrever, basta aparecer!
Visitas Orientadas
Se tem curiosidade em saber mais sobre a história da Casa da Cerca, da sua arquitetura, e as diferentes funções e usos que tem tido ao longo dos tempos, poderá assistir à visita Casa com Jardim que acontece no segundo sábado de cada mês às 15h (as próximas são nos dias 11 de agosto e 8 de setembro).

Também no segundo sábado de cada mês a Casa da Cerca oferece uma visita orientada ao Jardim Botânico, pelas 16h. Estas visitas são gratuitas e sem necessidade de inscrição.

No último sábado de cada mês, pode assistir à visita orientada à exposição, pelas 15h. E, logo a seguir, a partir das 16h, pode aproveitar para fazer a oficina de Desenho na Exposição. Ambas as atividades são gratuitas e sem necessidade de marcação.

Há Música na Casa da Cerca
Pois há! Para uma sugestão de final de tarde, venha assistir a um dos nossos Concertos ao Pôr-do-Sol, até ao final do verão, sempre no último sábado do mês. Nestes dias a Casa está aberta até às 24h, incluindo as exposições.
Há Música na Casa da Cerca - 2018

Motivos não lhe faltam para visitar a Casa
da Cerca este verão!


Imprimir Voltar   Imprimir Imprimir
 
Acessibilidade | Política de Privacidade | Ficha Técnica | Sugestões/Reclamações | Perguntas Frequentes
Copyright © 2007 Almada Informa. Todos os direitos reservados.