Setas Login
Setas Newsletter Setas Agenda Setas Contactos Setas Mapa do Sítio    
Casa da Cerca - Programação
Casa da Cerca - Banner Festa da Casa da Cerca
Casa da Cerca - Banner Há Música na Casa da Cerca
Casa da Cerca - Banner FlickrCasa da Cerca - Banner Issuu
 
Página inicial SeparadorDestaques SeparadorExposições na Casa da Cerca
Exposições na Casa da Cerca seta indicativa de direcção do conteúdo 
Separador

Exposições patentes na Casa da Cerca
No ano dedicado aos Cinco Sentidos, estão patentes quatro exposições na Casa da Cerca que esperam a sua visita: Fazer Sentido apresenta-se  na Galeria Principal, no Salão Nobre e no Pátio; Sentidos de Nuno Alecrim está na Estufa; a exposição Desenhos de betão - estudos de luz, de João Dias, resultado da Residência Artística que realizou na Casa da Cerca está na Cisterna e a mostra Arborae Trahere pode ser visitada na Receção e na Capela.

Exposição Fazer Sentido
Vista da exposição (obras de Amélie Ducommum e João Leonardo)

Fazer Sentido
Exposição central da Casa da Cerca, em torno do tema anual de 2017, os Cinco Sentidos, a coletiva “Fazer Sentido” reúne obras de 11 artistas, relembrando que os sentidos estão ligados à perceção, emoção, e ao conhecimento, e a outras capacidades como a memória ou a imaginação.

Apresentando Desenho, Instalação e obras de caráter escultórico, a exposição dá-nos pistas para a discussão sobre a guerra e o medo (Pamela Golden); o sono e os sonhos, as esperanças criadas em criança e os medos que delas surgem (Ana Mandillo); a importância dos outros e a urgência de um abraço (Susana Pires); a celebração do quotidiano (José Batista Marques); a necessidade e oportunidade de contemplação (Ana Rita António); as ameaças e sobrevivência da natureza (Gabriela Albergaria e Edgar Massul); a beleza e a memória e a representação da natureza (Amélie Ducommun e João Jacinto); o corpo como lugar de conhecimento e violência, de vida e de morte (João Leonardo e Pedro Pires).

Organização: Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea/ Câmara Municipal de Almada
Curadoria: Emília Ferreira e Vanda Piteira

Catálogo da exposição disponível.

Recursos para famílias >>

ENTREVISTAS AOS ARTISTAS:

Ana Mandillo >>

Ana Rita António >>

João Jacinto >>

João Leonardo >>

Pedro Pires >>

Sentidos, de Nuno Alecrim

Sentidos
Convidado para realizar uma exposição na Estuda do Chão das Artes, Nuno Alecrim invoca os sentidos e utiliza materiais deste Jardim Botânico.
 
Cada nicho da Estufa é dedicado a um sentido, através de uma envolvente obra gráfica minimalista.
 
Plantas trepadeiras, flores comestíveis, plantas aromáticas, especiarias, lãs, cordas e diferentes texturas levam o visitante a descobrir qual dos cinco sentidos está representado na obra que visualiza, tornando também esta obra site specific um trabalho que vai evoluindo ao longo do ano, acompanhando as estações.
 
Convidamo-lo a ver esta exposição, deixando-se hipnotizar pelo minimalismo dos padrões de Alecrim e sentindo-se à vontade para cheirar, ouvir, provar, tocar, olhar, sentir!
A exposição poderá ser visitada até 8 de janeiro de 2018.

Desenhos de betão, João Dias

Desenhos de betão - estudos de luz

Inaugurou no dia 3 de junho a exposição/instalação produzida por João Dias no âmbito da residência artística que realizou na Casa da Cerca. De 22 de maio a 2 de junho João Dias esteve em residência artística para desenvolver um trabalho em atelier aberto usando a Cisterna como espaço de inspiração e de intervenção, tendo como tema central “Os Cinco Sentidos”.

O que são as Residências Artísticas na Casa da Cerca?
As Residências Artísticas na Casa da Cerca são dirigidas a projetos no domínio das artes visuais, em particular do desenho, mas também a projetos com um carácter transdisciplinar e aglutinador de outras práticas artísticas contemporâneas. Desafia artistas para a criação de obras que possam ser produzidas no contexto da Casa, que reflitam inspiração na mesma, nos seus jardins, e no território em que se insere, tendo como ponto de partida um tema ou uma problemática.

RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS NA CASA DA CERCA – 2.ª EDIÇÃO | CISTERNA
22 DE MAIO >2 DE JUNHO

EXPOSIÇÃO/ INSTALAÇÃO
3 DE JUNHO > 29 DE DEZEMBRO

Arborae Trahere

ARBORAE TRAHERE
Exposição das Férias Artísticas
na Casa da Cerca 2017 - Herbário Criativo VII

Inaugurou no dia 30 de setembro a mostra "Arborae Trahere", que assinala 20 anos de Serviço Educativo na Casa da Cerca e resulta da 7.ª edição do Herbário Criativo, que este ano estudou através dos cinco sentidos as árvores do Chão das Artes – Jardim Botânico.

Durante uma semana, cada participante foi introduzido à Botânica através do estudo de uma árvore deste jardim, realizando exercícios de expressão plástica inspirados em algumas obras de arte atualmente em exposição. "Arborae Trahere" (desenhar as árvores) apresenta os resultados deste laboratório criativo no qual, num total de quatro semanas de férias artísticas, aprendemos juntos com crianças e jovens dos 6 aos 9, dos 10 aos 12 e dos 13 aos 16 anos, incluindo um grupo com perturbações de hiperatividade e défice de atenção.

A exposição convida a descobrir as árvores, a explorar as estruturas, texturas, silhuetas, cores e cheiros existentes nos seus corpos: desafia a ver a natureza “com outros olhos” e a perceber, com todos os sentidos, a importância da biodiversidade na construção da floresta.

A exposição poderá ser visitada até 7 de janeiro de 2018.

EXPOSIÇÃO
30 de setembro de 2017 – 7 de janeiro de 2018

Produção e organização

Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea / Câmara Municipal de Almada

 

Direção - Vanda Piteira

 

Projeto expositivo e produção - Ana Taipas, Mário Rainha Campos

 

Apoio científico - Sónia Francisco

 

Comunicação - Paula Freire, Gabriela Moura (estagiária)

 

Centro de Documentação e Investigação - Ana Margarida Martins

 

Design gráfico - Ana Taipas

 

Secretariado - Carla Novais, Teresa Simões

 

Apoio à produção e montagem - Paulo Ramos, Vítor Borges, Sílvio Carreira, Divisão de Manutenção e Logística CMA

 

 

 

FÉRIAS ARTÍSTICAS NA CASA DA CERCA 2017

 

Conceção e orientação - Mário Rainha Campos e Sílvia Moreira / Serviço Educativo da Casa da Cerca

 

Grupo 6-9 anos (26 a 30 de junho)

Estagiários: Gabriel Costa, Leandra Loureiro, Sandra Tavares

Participantes: Alfredo Bidarra, Beatriz Clemente, Daniel Serras, Gil Palmeiro, Gonçalo Vieira, João Esteves, Joaquim Silva, José Pinto, Júlia Palmeiro, Laura Pinto, Maria Sacramento, Maria Inês Andrade, Maria Laura Bajanca, Miguel Tiago, Pedro Maria Geraldes, Sara Esteves

 

Grupo 10-12 anos (3 a 7 de julho)

Estagiária: Sandra Tavares

Participantes: Alice Carrasco, Beatriz Palha, Diogo Sabino, Ema Belchior, Kiara Camelo, Maria Raposo, Mariana Simão, Matilde Maia, Miguel Brogueira, Nuno Moreira, Pedro Andrade, Pedro Costa, Rita Carvalho, Rodrigo Silva, Samuel Carvalho

 

Grupo 13-16 anos (17 a 21 de julho)

Estagiárias: Sandra Tavares, Sara Silva

Participantes:  Alexandre Miguel Rodrigues Zegre Miguel, Alice Calado, Artur Oliveira, Bruno Guilherme, Clara Carrasco, Duarte Almeida, Inês Clemente, Leonor Cunha, Madalena Campos, Madalena Rodrigues, Madalena Gonçalves, Manuel Milhano, Maria de Fátima Antunes, Mariana Machado, Mariana Antunes, Simão Silva

 

Grupo 6-12 anos com PHDA - perturbações de hiperatividade e défice de atenção (7 a 11 de agosto)

Coordenação: Luísa Rocha, Maria José Fonseca, do Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva - Hospital Garcia de Orta

Colaboradores: Alexandra Rato, Carlos Mateus, Erica Rocha, Eurico Santos, Maja Escher, Mariana Fernandes, Maribel Fortes, Miguel Horta

Participantes: Diana Ferreira, Diogo Rapaz, Duarte José, Ema Figueiredo, Lorena Correa, Raúl Carvalho, Ricardo Rosário, Rodrigo José, Tomás Jardim

 


Imprimir Voltar   Imprimir Imprimir
 
Acessibilidade | Política de Privacidade | Ficha Técnica | Sugestões/Reclamações | Perguntas Frequentes
Copyright © 2007 Almada Informa. Todos os direitos reservados.