Setas Login
Setas Newsletter Setas Agenda Setas Contactos Setas Mapa do Sítio
Setas Pesquisa  
  Ok
   
Casa da Cerca - Programação
Casa da Cerca - Banner Festa da Casa da Cerca
Casa da Cerca - Banner Há Música na Casa da Cerca
Casa da Cerca - Banner FlickrCasa da Cerca - Banner Issuu
 
Página inicial SeparadorDestaques SeparadorVerão na Casa da Cerca
Verão na Casa da Cerca seta indicativa de direcção do conteúdo 
Separador

DE TERÇA A SEXTA NA CASA DA CERCA

O verão já se instalou e, para alguns, as férias também, por isso, no ano que dedicamos
aos Cinco Sentidos, faça da Casa da Cerca um dos seus itinerários e passe um dia connosco.

Jardim Sensorial - Casa da Cerca

Manhã
Venha bem cedo, pelas 10h da manhã, hora em que abrimos diariamente o portão desta antiga quinta de recreio. Comece, pela fresca, por uma visita ao nosso Chão das Artes - Jardim Botânico. Percorra livremente o Jardim, passando primeiro pela Estufa onde poderá ver a exposição Sentidos de Nuno Alecrim. Cada nicho da Estufa é dedicado a um sentido, através de uma envolvente obra gráfica que invoca os sentidos e utiliza materiais deste Jardim Botânico, o que torna esta obra site specific pois é um trabalho que vai evoluindo ao longo do ano, acompanhando as estações. Deixe-se hipnotizar pelo minimalismo dos padrões de Alecrim e sentindo-se à vontade para cheirar, ouvir, provar, tocar, olhar, sentir!

Sentidos, de Nuno Alecrim


Siga pelo Jardim dos Pintores, que este ano está transformado num Jardim Sensorial, e é um verdadeiro convite às sensações. Os canteiros são travessados por pequenos caminhos para serem percorridos e a partir dos quais o convidamos a sentir o cheiro, o sabor, o som, o toque e a cor dos diferentes materiais. Prossiga pelas restantes áreas do Jardim: Jardim dos Pigmentos, Pomar das Gomas, Jardim dos Óleos e Jardim das Telas. Termine no anfiteatro ao ar livre junto à Mata e descanse um pouco contemplando a bela vista para o rio Tejo e para Lisboa.

Se vier num fim-de-semana, no último sábado de cada mês a Casa da Cerca oferece uma
visita orientada ao Jardim Botânico, pelas 15h, gratuita e sem necessidade de marcação prévia.

Almoço
Sugerimos-lhe que faça um piquenique no nosso Parque de Escultura, que tem sombras, alguns recantos com pequenas mesas de pedra, ou traga a sua manta e estenda-a na relva. Se não trouxer almoço, a Casa da Cerca dispõe de uma Cafetaria, a Coisas Degostar, que serve refeições ligeiras, entre outras iguarias assentes em sabores tradicionalmente portugueses, e que está localizada na zona mais privilegiada da Casa para apreciar a vista para Lisboa.
Nos dias mais ventosos, o Jardim dos Leitores, área contígua ao nosso Centro de Documentação e Investigação
, é uma boa opção para fazer o seu piquenique.

Almoço no jardim

Tarde
Dedique a tarde para visitar as nossas exposições. Poderá ver a exposição central da Casa da Cerca, em torno do tema anual de 2017, os Cinco Sentidos, a coletiva Fazer Sentido reúne obras de 11 artistas, relembrando que os sentidos estão ligados à perceção, emoção, e ao conhecimento, e a outras capacidades como a memória ou a imaginação. Apresentando Desenho, Instalação e obras de caráter escultórico, a exposição dá-nos pistas para a discussão sobre a guerra e o medo (Pamela Golden); o sono e os sonhos, as esperanças criadas em criança e os medos que delas surgem (Ana Mandillo); a importância dos outros e a urgência de um abraço (Susana Pires); a celebração do quotidiano (José Batista Marques); a necessidade e oportunidade de contemplação (Ana Rita António); as ameaças e sobrevivência da natureza (Gabriela Albergaria e Edgar Massul*); a beleza e a memória e a representação da natureza (Amélie Ducommun e João Jacinto); o corpo como lugar de conhecimento e violência, de vida e de morte (João Leonardo e Pedro Pires).

* Núcleo retirado temporariamente, para acolher a exposição do Festival de Almada

Fazer sentido


Se vier num fim-de-semana aproveite para assistir à visita orientada à exposição, também no último sábado de cada mês, pelas 16h, gratuita e sem necessidade de marcação.

Até 3 de setembro poderá visitar a exposição de Jorge dos Reis, o artista escolhido para a criação da imagem gráfica da 34.ª edição do Festival de Almada. Intitulada Terra Plana, humanismo e formalismo, vinte anos de prática projectual em design gráfico, a mostra reúne várias dezenas de peças de obra gráfica, reveladoras das duas décadas de atividade do designer (Galeria do Pátio) e obra de desenho artístico (Capela).

 

Na Cisterna, pode visitar a exposição Desenhos de betão - estudos de luz, de João Dias, resultado da Residência Artística que realizou em maio na Casa da Cerca.

Não deixe de passar pela Sala de Leitura do Centro de Documentação e Investigação para apreciar a peça de Domingos Loureiro, pertencente ao Acervo Municipal de Arte, que estará patente até 9 de setembro.


FINS-DE-SEMANA NA CASA DA CERCA

Oficina de desenho livre
Se gosta de desenhar, venha experimentar uma sessão na Oficina de Desenho no Jardim
dinamizada pela ilustradora científica Sara Simões. Estas oficinas realizam-se habitualmente no primeiro sábado de cada mês, mas em agosto terá lugar no 2.º sábado, dia 12. Decorrem sempre das 15h às 17h e são gratuitas. Não precisa de se inscrever, basta aparecer!

Visitas orientadas
Se tem curiosidade em saber mais sobre a história da Casa da Cerca, da sua arquitetura, e as diferentes funções e usos que tem tido ao longo dos tempos, poderá assistir à visita
Casa com Jardim que acontece no segundo sábado de cada mês às 16h (as próximas são nos dias 12 de agosto e 9 de setembro). Também estas visitas são gratuitas e sem necessidade de inscrição.

Há Música na Casa da Cerca
Pois há! Para uma sugestão de final de tarde, venha assistir a um dos nossos
Concertos ao Pôr-do-Sol, até ao final do verão, sempre no último sábado do mês. Nestes dias a Casa está aberta até às 24h, incluindo as exposições.

Há Música

Motivos não lhe faltam para visitar a Casa da Cerca este verão. Descubra mais sobre a nossa programação
aqui.



Imprimir Voltar   Imprimir Imprimir
 
Acessibilidade | Política de Privacidade | Ficha Técnica | Sugestões/Reclamações | Perguntas Frequentes
Copyright © 2007 Almada Informa. Todos os direitos reservados.