Setas Login
Setas Agenda Setas Horários e Contactos Setas Mapa do Sítio    
Botão Bibliotecas Flickr
 
Prémios literários seta indicativa de direcção do conteúdo 
Separador

Desde o final da década de 80 que a Câmara Municipal de Almada, através dos serviços da Biblioteca Municipal, tem vindo a implementar diversos prémios literários destinados a galardoar a produção poética e ficcional portuguesa, com um sucesso assinalável. Através destas acções se viabiliza a concretização dos objectivos municipais definidos no âmbito da Década do Desenvolvimento Sustentável e Solidário, nomeadamente os que se referem à construção de uma Cidade Educadora e de Cultura, que privilegia expressões do imaterial, contribuindo assim para o desenvolvimento educacional e cultural global dos munícipes.
  
   
Prémio Literário Cidade de Almada
    
Instituído pela Câmara Municipal de Almada em 1988, destina-se a galardoar, anualmente, um livro de ficção inédito, de autor português.
O principal objectivo desta iniciativa é defender e consolidar, por um lado, a língua portuguesa como expressão universal da nossa cultura, por outro, motivar a produção literária na defesa da nossa identidade sociocultural.
Deste modo, tem-se promovido regularmente a constituição de um júri formado por três individualidades de reconhecida competência em análise e crítica literária, sendo: um representante da Câmara Municipal de Almada, um representante da Associação Portuguesa de escritores e um representante do Centro Português da Associação Internacional dos Críticos Literários.
De carácter regular, alternando nas modalidades de Romance e Poesia, este prémio literário é já uma realidade de prestígio reconhecido, não só pela quantidade de participantes, como pela qualidade dos trabalhos originais.
    
    
Prémio de Poesia e Ficção de Almada
    
Instituído pela Câmara Municipal em 1995, destina-se a galardoar anualmente um livro de ficção inédito, de autor português.
O principal objectivo desta iniciativa é acolher e fomentar, por um lado, a produção literária de ficção e poesia de autores naturais do concelho, que nele residam ou exerçam a sua actividade profissional e por outro, motivar a produção literária na defesa da nossa identidade sociocultural.
Deste modo, a Comissão Executiva do "Prémio de Poesia e Ficção de Almada" tem promovido a constituição de um júri formado por três individualidades de reconhecida competência em análise e crítica literária, sendo: um representante da Câmara Municipal de Almada, um representante da Sociedade da Língua Portuguesa e um representante da Associação Portuguesa de Escritores.
De carácter regular, alternando nas modalidades de Prosa de Ficção, Poesia ou qualquer género literário destinado à infância e/ou juventude, este prémio de Poesia e Ficção é já uma realidade de reconhecido prestígio local.
       
     
Prémio Literário Maria Rosa Colaço
     
Instituído pela Câmara Municipal em 2006, cujo objectivo é galardoar anualmente duas obras inéditas, uma de Literatura Juvenil, outra de Literatura Infantil.
O júri é constituído por um representante da Associação Portuguesa de Escritores, um representante da Selecção Portuguesa do IBBY (Internacional Board on Books for Young People) e um representante da Câmara Municipal de Almada.
Com este prémio a Câmara Municipal de Almada pretendeu criar um prémio específico para a literatura infanto-juvenil que abarque todo o conjunto da produção nacional nesta área, contribuindo para a valorização e promoção da literatura de qualidade destinada às crianças, considerada elemento essencial para o desenvolvimento e enraizamento dos seus hábitos de leitura.
A designação literatura infanto-juvenil abarca um largo espectro de obras destinadas à infância e juventude e é utilizada para englobar o conjunto de obras destinadas a esse público.
Com este prémio, a Câmara Municipal de Almada pretende igualmente homenagear a escritora Maria Rosa Colaço, destacada autora da literatura infanto-juvenil nacional, e da vida educativa e cultural de Almada. Desta forma perpetua-se, o seu nome esperando que a sua obra possa servir de inspiração a todos os que se dedicam à criação literária para o público infantil e juvenil.


Imprimir Voltar   Imprimir Imprimir
 
Acessibilidade | Política de Privacidade | Ficha Técnica | Sugestões/Reclamações | Perguntas Frequentes
Copyright © 2007 Almada Informa. Todos os direitos reservados.