Setas Login
Setas Agenda Setas Horários e Contactos Setas Mapa do Sítio    
Botão Bibliotecas Flickr
 
Página inicial SeparadorDivulgar o Arquivo Histórico
Divulgar o Arquivo Histórico seta indicativa de direcção do conteúdo 
Separador

O primitivo arquivo da «casa ou das casas da Câmara» da vila e termo de Almada reunia toda a documentação municipal produzida, ao longo dos séculos, e encontrava-se Casa Parganaguardada, em princípio, numa arca, conhecida na Idade Média, como arca do concelho ou das escrituras.

Com  o terramoto de 1755 e a destruição que se seguiu na vila de Almada, perdeu-se parte da documentação datada até aos princípios do século XVII. Desde a segunda metade do século XVIII, todo o arquivo manteve-se no edifício reconstruído dos Paços do Concelho até ao período do «Estado Novo». O arquivo não foi objecto de cuidados mínimos e muitos documentos desapareceram, devido à degradação, devassa e depredação.

Com a criação da Biblioteca Filial da Cova da Piedade, em 1996, e da nova Biblioteca Municipal no Fórum Municipal Romeu Correia, em 1997, previamente organizadas na Casa Pargana, este edifício passou a ser todo ocupado pela Divisão de História Local e  Arquivo Histórico de Almada com melhores condições de espaço, dando início à sua importante função ao serviço da cultura e da investigação no concelho, aberto ao público e , em particular, a estudantes, professores e investigadores.

Em 1998, é criada nova unidade orgânica, a Divisão de História Local e Arquivo Histórico, resultante da extinção da anterior Divisão de Bibliotecas e Arquivo Histórico (desde 1989), mantendo-se ainda o Arquivo neste edfício, com novas incorporações de milhares de documentos.

As atribuições deste serviço consistem em garantir a recolha, o tratamento, a conservação e difusão do espólio arquivistico; assegurar a consulta local de documentos manuscritos e impressos, monografias e publicações periódicas; apoiar a realização de pesquisas e de estudos nas várias vertentes da história local; validar e garantir o patrocínio e a edição de trabalhos inéditos sobre a história do concelho; promover a participação dos agentes culturais e educativos nos programas ou projectos ligados à pesquisa e divulgação da história, património e memória local. O Arquivo Histórico constitui-se assim como um serviço público municipal que, pelos serviços que oferece aos munícipes, cumpre os objectivos municipais de desenvolver os sistemas educativos e culturais e de melhorar a informação aos cidadãos.

 

 

 Pesquisar no Acervo

 

Contactos:
Rua Visconde Almeida Garrett, 12
2800-014 Almada
Tel.: 212724900; Fax: 212724919
E-mail: arq.hist.mun@cma.m-almada.pt



Imprimir Voltar   Imprimir Imprimir
 
Acessibilidade | Política de Privacidade | Ficha Técnica | Sugestões/Reclamações | Perguntas Frequentes
Copyright © 2007 Almada Informa. Todos os direitos reservados.