Setas Login
Setas Agenda Setas Horários e Contactos Setas Mapa do Sítio    
Destaques
Actividades Infantis e Juvenis
Cinema
Colóquios
Formação
Lazer
Literatura
Música e Dança
Teatro
Todos
Limpar Selecção
Botão Bibliotecas Flickr
 
Página inicial SeparadorAgenda SeparadorBiblioteca José Saramago - Comunidade de leitores "Sábados de leitura"
Agenda
Biblioteca José Saramago - Comunidade de leitores "Sábados de leitura"
Data
16 de novembro às 15h00
Horário
15h00
  
Local / Locais
Biblioteca Municipal José Saramago. Sala Polivalente
Descrição
Comunidade de leitores Sábados de leitura_g
   
  
Nesta sessão vamos comemorar o 97ª Aniversário de José Saramago com a obra “A Viagem do Elefante”, de José Saramago
Em meados do século XVI o rei D. João III oferece a seu primo, o arquiduque Maximiliano da Áustria, um elefante asiático. Este romance narra a viagem épica desse elefante, chamado Salomão, que teve que percorrer a Europa devido a caprichos reais e estratégias absurdas. A Viagem do Elefante não é um livro histórico, é uma combinação de factos reais e inventados que nos fazem sentir a realidade e a ficção como uma unidade indissolúvel, como algo próprio da grande literatura. Uma reflexão sobre a humanidade na qual o humor e a ironia,
marcas da implacável lucidez do autor, se unem à compaixão com que José Saramago observa as fraquezas humanas. Escrito dez anos depois da atribuição do Prémio Nobel, A Viagem do Elefante mostra-nos um Saramago em todo o seu esplendor literário.
   
Comunidade de leitores Sábados de leitura_autorJosé Saramago, autor de mais de 40 títulos, nasceu em 1922, na aldeia de Azinhaga. As noites passadas na biblioteca pública do Palácio Galveias, em Lisboa, foram fundamentais para a sua formação. Em 1947 publicou o seu primeiro livro que intitulou A Viúva, mas que, por razões editoriais, viria a sair com o título de Terra do Pecado. Seis anos depois, em 1953, terminaria o romance Claraboia, publicado apenas após a sua morte. No final dos anos 50 tornou-se responsável pela produção na Editorial Estúdios Cor, função que conjugaria com a de tradutor, a partir de 1955, e de crítico literário. Regressa à escrita em 1966 com Os Poemas Possíveis.
Em 1971, assumiu funções de editorialista no Diário de Lisboa e em abril de 1975 é nomeado diretor-adjunto do Diário de Notícias. No princípio de 1976 instala-se no Lavre para documentar o seu projeto de escrever sobre os camponeses sem terra. Assim nasceu o romance Levantado do Chão e o modo de narrar que caracteriza a sua ficção novelesca. Até 2010, ano da sua morte, a 18 de junho, em Lanzarote, José Saramago construiu uma obra incontornável na literatura portuguesa e universal, com títulos que vão de Memorial do Convento a Caim, passando por O Ano da Morte de Ricardo Reis, O Evangelho segundo Jesus Cristo, Ensaio sobre a Cegueira, Todos os Nomes ou A Viagem do Elefante, obras traduzidas em todo o mundo. No ano de 2007 foi criada em Lisboa uma Fundação com o seu nome, que trabalha pela difusão da literatura, pela defesa dos direitos humanos e do meio ambiente, tomando como documento orientador a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Desde 2012 a Fundação José Saramago tem a sua sede na Casa dos Bicos, em Lisboa.
José Saramago recebeu o Prémio Camões em 1995 e o Prémio Nobel de Literatura em 1998, comemorando-se assim este ano o seu vigésimo aniversário.
“Fanny Owen” baseia-se em factos verídicos ocorridos no século XIX, no meio da juventude boémia e intelectual do Porto, da qual fazia parte o escritor Camilo Castelo Branco. Trata-se duma história eminentemente romântica envolvendo um triângulo amoroso entre Fanny Owen, José Augusto Pinto de Magalhães e Camilo Castelo Branco. Fanny corporiza o estereótipo romântico da mulher angelical e demoníaca, com uma força de atração irresistível que desperta paixões devastadoras.
O romance foi adaptado para cinema por Manoel de Oliveira, com o título de “Francisca”.
    
Público-alvo: Maiores de 18 anos
Lotação máxima: 20 participantes (máximo)
Entrada livre
 
Organização
Câmara Municipal de Almada. Rede Municipal de Bibliotecas de Almada
 
Condições de Participação
Entrada Livre
 
Observações
Biblioteca Municipal José Saramago
Rua da Alembrança
Tel. 21 250 82 10
                
 
Imprimir Voltar    Imprimir Imprimir
 
Acessibilidade | Política de Privacidade | Ficha Técnica | Sugestões/Reclamações | Perguntas Frequentes
Copyright © 2007 Almada Informa. Todos os direitos reservados.