Setas Login
Setas Agenda Setas Contactos Setas Mapa do Sítio Setas English Version    
 
Página inicial SeparadorParque da Cidade - Parque da Paz
Parque da Cidade - Parque da Paz seta indicativa de direcção do conteúdo 
Separador

O Parque da Cidade de Almada – Parque da Paz é o resultado de um processo de planeamento urbanístico iniciado pela Câmara Municipal em 1975. Conseguiu-se, in extremis, reservar uma área de aproximadamente 40 hectares, que corresponde a uma boa dimensão para criação de um parque urbano. Em 1979, foi elaborado um plano geral, que partiu da análise do sítio e do seu enquadramento urbano. Formalizou-se, assim, uma proposta conceptual. A aprovação deste plano reservou a área para o parque e permitiu a declaração de utilidade pública e a aquisição dos terrenos pelo município.
 
A realização de uma obra desta envergadura depende da clareza dos princípios urbanísticos e paisagísticos, assim como da vontade e da determinação do poder local. A explicitação precisa das ideias programáticas ajudaram a manter o rumo das acções que, em obras deste tipo, caracterizam-se por um percurso lento, longo e com as vicissitudes burocráticas e administrativas.
 
A construção do parque assenta em técnicas tradicionais de construção, utilizando pedra de granito e xisto provenientes de demolição de edifícios e outras estruturas na execução de muros de suporte gravíticos e estadias.
  
A modelação do terreno construiu diversas bacias de retenção autónomas, que apenas comunicam por descarregadores de superfície. Perante os níveis de precipitação normais, o sistema assegura uma retenção total da água no solo – em charcas, valas, açudes e no lago.
  
A circulação no interior do parque é assegurada por uma rede de caminhos com cerca de 7 km, segmentados por estadias, acontecimentos em pedra, que contrastam com a expressão natural da vegetação envolvente.
  
Em amplas manchas do parque há um isolamento em termos de acessibilidade e aí processa-se uma regeneração, natural e ajudada, do coberto vegetal. A flora e a fauna selvagens encontram, nestes tufos, condições de habitat favoráveis.


> Flora do Parque da Paz
> Fauna do Parque da Paz


Imprimir Voltar   Imprimir Imprimir
 
Acessibilidade | Política de Privacidade | Ficha Técnica | Sugestões/Reclamações | Perguntas Frequentes
Copyright © 2007 Almada Informa. Todos os direitos reservados.