Setas Login
Setas Agenda Setas Contactos Setas Mapa do Sítio Setas English Version    
 
Página inicial SeparadorServiços prestados
Serviços prestados seta indicativa de direcção do conteúdo 
Separador

O Centro Oficial de Recolha do Município de Almada presta os seguintes serviços mediante solicitação dos munícipes:
 


Gabinete de Apoio ao Munícipe
 
Este gabinete de atendimento é dinamizado por um médico veterinário, que procede ao aconselhamento e encaminhamento das situações colocadas pelos munícipes relativas a detenção de animais de companhia, legislação em vigor neste âmbito, problemas ou incómodo gerados pelos mesmos, dúvidas, opiniões e sugestões.
 
Período de atendimento: 6ª feira, sujeito a marcação. Telefone: 212 549 700.
 


Captura de animais errantes
 
Mediante solicitação dos munícipes, os animais errantes que perturbem a tranquilidade ou sejam uma ameaça à saúde pública serão recolhidos pelo Centro Oficial de Recolha.
 


Isolamento e sequestro
 
Todos os animais suspeitos de raiva, comos sejam os agredidos por outros diagnosticados com raiva ou que não apresentem vacina anti-rábica válida, bem como os animais agressores de pessoas ou outros animais, que estejam devidamente vacinados contra a raiva e em que não se opte pela vigilância domiciliária, serão alvo de sequestro pelos prazos determinados pela lei.
 


Vacinação anti-rábica
 
A vacinação contra a raiva é obrigatória para todos os cães com 3 ou mais meses de idade, sendo executada pelos médicos veterinários municipais ou seus substitutos legais.

Mais informação sobre vacinação antirrábica e identificação eletrónica 2013 (Pdf).
 
Esta vacinação decorre ao longo de todo o ano em regime de campanha, estando dividida em dois períodos:
  • Período normal – entre 24 de Setembro e 12 de Novembro de 2013.
  • Período extraordinário – a partir 13 de Novembro de 2013, 4ª feiras, às 10h, no Centro Oficial de Recolha.



Identificação electrónica (micro-chip)
 
A identificação electrónica é obrigatória, entre os 3 e os 6 meses de idade, para todos os cães perigosos ou potencialmente perigosos, utilizados em acto venatório, exposição, fins comerciais ou lucrativos, estabelecimentos de venda, locais de criação, feiras e concursos, provas funcionais, publicidade ou afins. Desde 1 de Julho de 2008, é também obrigatória para todos os cães nascidos após esta data. Mesmo quando não abrangida pela obrigatoriedade, a identificação electrónica do animal será a melhor forma de o proteger e de marcar indelevelmente uma ligação com o seu detentor.
 
A identificação electrónica é efectuada no Centro Oficial de Recolha em regime de campanha, tal como o preconizado anteriormente para a vacinação anti-rábica.

Mais informação sobre vacinação antirrábica e identificação eletrónica 2013 (Pdf).
 


Adopção de animais
 
O Centro Oficial de Recolha disponibiliza para adopção todos os animais considerados com potencial adoptivo (ver Animais para adopção).
 
A adopção de um animal acarreta responsabilidades e obrigações, pelo que os serviços do Centro Oficial de Recolha se reservam o direito de acompanhamento posterior e avaliação da adequada detenção dos animais adoptados.




Imprimir Voltar   Imprimir Imprimir
 
Acessibilidade | Política de Privacidade | Ficha Técnica | Sugestões/Reclamações | Perguntas Frequentes
Copyright © 2007 Almada Informa. Todos os direitos reservados.