Setas Login
Setas Agenda Setas Contactos Setas Mapa do Sítio Setas English Version    
 
Página inicial SeparadorÁreas de actuação
Áreas de actuação seta indicativa de direcção do conteúdo 
Separador

O Centro Oficial de Recolha do Município de Almada tem como principal objectivo assegurar o bem-estar dos animais de companhia do Concelho, orientando o seu funcionamento nesse sentido de acordo com diversas áreas de actuação:
 


Recepção e recolha de animais
 
O Centro Oficial de Recolha recebe canídeos e felinos que se encontrem nas seguintes circunstâncias:
  • Animais errantes, ou seja, aqueles que forem encontrados na via pública ou noutro local público, sem identificação e fora do controlo ou vigilância do respectivo detentor;
  • Animais cujo detentor pretende pôr termo à sua detenção, tendo sempre em conta a razão inerente à mesma e mediante a existência de vaga no Centro de Recolha.
A posse dos animais supra referidos passa para a Câmara Municipal de Almada.
 


Promoção do bem-estar animal
 
A alimentação fornecida aos animais recolhidos será sempre ração seca, podendo qualquer pessoa interessada ajudar o Centro Oficial de Recolha neste sentido.
 
Sempre que possível, os animais serão tratados para patologias diagnosticadas e de tratamento eficaz. Os efectivos serão acompanhados medicamente, de modo a disporem de boa saúde e de condições higio-sanitárias adequadas.
 
As doenças infecto-contagiosas serão alvo de especial atenção, de modo a evitar a sua propagação a outros animais ou pessoas.
 
As condições de alojamento, o controlo de factores ambientais, a carga, transporte e descarga de animais, bem como o maneio e higiene, estarão sempre de acordo com a legislação em vigor.
 


Promoção e gestão da adopção animal
 
Todos os animais com potencial adoptivo serão alvo de uma gestão e promoção junto dos meios considerados eficazes, de modo a poderem ser adoptados. Será sempre condição essencial o acompanhamento juntos dos novos detentores, bem como o apoio necessário à sua correcta detenção.
 


Controlo da população canina e felina
 
Encontra-se presentemente a ser projectada a construção de uma unidade de cirurgia que permita a esterilização e castração de animais errantes e daqueles com potencial adoptivo.
 
O objectivo deste procedimento é o controlo reprodutivo da população residente no Centro Oficial de Recolha, a qual atinge números manifestamente superiores aos pedidos de adopção.
 
Com esta medida, pretende-se também controlar a proliferação de populações errantes, confinando assim a sua dispersão e aumentando a sua qualidade de vida, não obstando a que alguns animais possam ser devolvidos ao local de origem, caso não sejam criadas situações de insalubridade, incómodo ou desconforto para os munícipes.
 


Medidas de profilaxia médica e sanitária
 
A execução de medidas que se declaram obrigatórias pelos organismos competentes no que concerne a canídeos e felinos serão levadas a cabo de acordo com a legislação em vigor.
 


Acções e campanhas de formação e sensibilização
 
O bem-estar animal, principal objectivo do Centro Oficial de Recolha, passa por uma melhor informação de todos, pelo que a formação e sensibilização dos intervenientes e interessados é uma pedra basilar na eficácia de todo o processo.
 
Nesse sentido, estão perspectivadas acções de formação e esclarecimento com vista a incrementar os conhecimentos relativos a diversas áreas do bem-estar e controlo animal, bem como sobre as actuais directivas legais que lhes estão afectas.
 
A realização de acções em escolas, centros de convívio e associações fazem parte de um plano mais abrangente de sensibilização, a que se juntam as campanhas contra o abandono de animais, que têm vindo a ser dinamizadas de há alguns anos a esta parte.
 
Por fim, a promoção de campanhas de adopção em determinadas alturas do ano, mormente associadas a eventos relevantes realizados no concelho, serão de grande utilidade para a divulgação dos animais com potencial adoptivo.




Imprimir Voltar   Imprimir Imprimir
 
Acessibilidade | Política de Privacidade | Ficha Técnica | Sugestões/Reclamações | Perguntas Frequentes
Copyright © 2007 Almada Informa. Todos os direitos reservados.