Setas Login
Setas Agenda Setas Contactos Setas Mapa do Sítio Setas English Version    
 
Página inicial SeparadorDestaques SeparadorDia Internacional da Biodiversidade 2020
Dia Internacional da Biodiversidade 2020 seta indicativa de direcção do conteúdo 
Separador

Almada assinala Dia Internacional da Biodiversidade através de várias iniciativas online.
 

Banner Dia Internacional da Biodiversidade 2020


A 22 de maio comemora-se o Dia Internacional da Biodiversidade, proclamado pelas Nações Unidas na sequência da 1ª Convenção sobre a Diversidade Biológica, realizada no Rio de Janeiro em 1992.

A biodiversidade ou diversidade biológica refere-se à variedade de organismos no Mundo e às relações complexas entre os seres vivos e entre eles e o ambiente.

Essencial para a manutenção dos serviços de ecossistemas, a biodiversidade está atualmente sob grande pressão e são muitas as espécies que se extinguem, ao mesmo tempo que espécies invasoras ocupam cada vez mais novos habitats.

Estudos científicos indicam também que a diminuição de biodiversidade, nomeadamente através da desflorestação e perda de habitats, está associada ao aparecimento de doenças infeciosas humanas com origem nos animais, como no caso da atual pandemia de COVID-19.

A conservação da natureza e da biodiversidade assumem-se, assim, como uma prioridade mundial, refletida em diversos documentos estratégicos internacionais, que consideram que a perda de biodiversidade tem impactos significativos na qualidade de vida humana.

Os Municípios podem ter um papel relevante no reconhecimento e preservação da biodiversidade dos seus Concelhos, assim como no envolvimento da população nesta missão, uma vez que a sociedade terá uma maior preocupação com a conservação da natureza quanto mais diretamente envolvida com a ciência estiver e quanto melhor conhecer o que a rodeia.

Por todas estas razões, o Município de Almada associa-se às comemorações desta data importante, que este ano é assinalada através de várias iniciativas online.

Explore as iniciativas disponíveis abaixo e participe nas comemorações do Dia Internacional da Biodiversidade, com vista a um futuro mais risonho para as plantas, os animais e o Homem.
 

 

Aprecie a Natureza de Almada em sua casa


A Natureza de Almada em sua casaAlmada tem um património natural muito rico, que merece ser conhecido e protegido por todos.

Embora o apelo de visitar estes habitats e paisagens naturais seja forte, nestes tempos de confinamento caseiro, por via do dever de recolhimento resultante da pandemia de COVID-19, isso não é possível.

No entanto, podemos realizar agradáveis passeios virtuais por muitos destes fantásticos ambientes, graças aos vários filmes de história natural produzidos pela Câmara Municipal de Almada nos últimos anos.

É tempo de descobrir a fantástica natureza de Almada a partir do conforto das nossas casas, protegidos pela certeza de que todas estas paisagens, habitats, animais e plantas continuarão a prosperar e estarão à nossa espera para futuras visitas.
 



  

Faça uma visita virtual à Estação da Biodiversidade do Parque da Paz
 

EBIO Parque da PazInaugurada em abril de 2019, a Estação da Biodiversidade do Parque da Paz (EBIO Parque da Paz) consiste num percurso pedestre circular de 2 km, que leva o visitante a percorrer os vários habitats existentes neste parque urbano, convidando-o a descobrir a sua abundante diversidade biológica.

Ao longo deste percurso, o visitante encontra 6 painéis informativos sobre a fauna e flora, que funcionam como um guia de campo instalado no terreno. Estes painéis temáticos dão a conhecer algumas das espécies mais emblemáticas de animais e plantas existentes no parque, com particular destaque para as aves, répteis, anfíbios e mamíferos, bem com plantas em flor e insetos.

Graças à sua grande diversidade de habitats, que incluem um lago permanente, prados floridos, um bosque mediterrânico com sobreiros e pinheiros antigos e vegetação arbustiva bem conservada, o Parque da Paz constitui um oásis de biodiversidade enquadrado pela malha urbana, sendo usualmente chamado de pulmão da Cidade de Almada.

Devido à sua localização privilegiada, a EBIO Parque da Paz funciona também como uma porta de entrada no mundo natural para a população de Almada, que encontra neste parque urbano o seu primeiro contacto com a biodiversidade, aprendendo a conhecê-la e respeitá-la em todas as suas vertentes.

Agora, já é possível fazer uma visita virtual à EBIO Parque da Paz, percorrendo todos os painéis informativos desta estação da biodiversidade e descobrindo mais sobre a fauna e flora que existe no Parque da Paz.
 

Parceiros EBIO Parque da Paz




Aceite o desafio de registar a biodiversidade de Almada a partir de casa
 

Dia da Biodiversidade - Biodiversity4allDe forma a assinalar o Dia Internacional da Biodiversidade,este ano Almada associa-se também ao desafio lançado a nível nacional pela associação BioDiversity4All, que tem como objetivo registar o maior número de possível de espécies de plantas e animais no concelho durante o período de 22 a 31 de maio.

Qualquer pessoa pode contribuir com as suas observações de fauna e flora feitas em Almada, registando-as na plataforma Biodiversity4all (mais informação sobre o procedimento abaixo). Todos juntos, podemos tornar Almada o concelho com mais espécies registadas em todo o país!

Embora esta não seja a melhor altura para propor atividades de ar livre, é certamente a altura ideal para nos lembrarmos da importância que a biodiversidade tem no bem-estar humano.

Pretende-se que a iniciativa seja realizada em estrito acordo com as recomendações das autoridades sanitárias competentes, sendo perfeitamente possível que cada pessoa faça os seus registos de biodiversidade na sua varanda, quintal ou mesmo durante os seus passeios higiénicos.

O BioDiversity4All (Biodiversidade para Todos) é uma associação portuguesa de ciência cidadã que tem como missão juntar o maior número de pessoas no conhecimento e registo da biodiversidade nacional e que em 2020 celebra 10 anos de existência. Na sua plataforma online e de acesso livre (BioDiversity4All), qualquer cidadão pode contribuir com observações de animais, plantas, cogumelos ou qualquer outro ser vivo. A base de dados está acessível a todos os cidadãos, incluindo, por exemplo, cientistas, público escolar, municípios ou gestores, permitindo também seguidores no Facebook.

Descubra aqui abaixo como fazer os registos de biodiversidade na plataforma Biodiversity4all e de 22 a 31 de maio contribua com as suas observações para fazer de Almada o concelho com mais registos de fauna e flora em todo o país!
 

 



Imprimir Voltar   Imprimir Imprimir
 
Acessibilidade | Política de Privacidade | Ficha Técnica | Sugestões/Reclamações | Perguntas Frequentes
Copyright © 2007 Almada Informa. Todos os direitos reservados.