Setas Login
Setas Agenda Setas Contactos Setas Mapa do Sítio Setas English Version    
 
Página inicial SeparadorDestaques SeparadorA natureza de Almada em sua casa
A natureza de Almada em sua casa seta indicativa de direcção do conteúdo 
Separador

Almada tem um património natural bastante diversificado, que merece ser conhecido e protegido por todos. No território do concelho existe uma grande variedade de habitats e paisagens, que abrigam muitas espécies distintas de fauna e flora, algumas tão discretas que podem passar facilmente despercebidas.

Embora o apelo seja forte, nestes tempos de confinamento caseiro, por via do dever de recolhimento resultante da pandemia de COVID-19, não é possível visitar fisicamente estes locais e ambientes naturais tão interessantes. No entanto, é possível realizar agradáveis passeios virtuais por muitos destes fantásticos ambientes, graças aos vários filmes de história natural produzidos pela Câmara Municipal de Almada nos últimos anos, no âmbito da sua Estratégia Local de Educação para a Sustentabilidade e do Plano de Ação Local para a Biodiversidade. Todos estes filmes de natureza estão agora disponíveis on-line, de forma gratuita, no Canal YouTube do município.

Confortavelmente instalados nas nossas casas, podemos assim viajar pelos mais variados habitats e paisagens e descobrir mais sobre a vida da fauna e flora selvagens de Almada. Podemos embrenhar-nos nos bosques e matas mais recônditos do concelho, de modo a e espreitar a vida secreta de mamíferos esquivos, como o ouriço-cacheiro. Ou então ou admirar as imponentes arribas rochosas, que não só guardam fósseis de tempos passados, como servem de local de nidificação para águias e falcões. Podemos também percorrer as dunas costeiras e as praias marinhas, onde plantas excecionais resistem a condições ambientais adversas e onde aves cuidadosas, como o borrelho-de-coleira-interrompida, fazem os seus ninhos de forma muito discreta. Por fim, podemos ainda mergulhar no imenso Oceano Atlântico que banha o litoral almadense, descobrindo não só as resilientes criaturas que habitam a zona entre marés, mas também os seres que vivem mais ao largo e abaixo da superfície do mar, por regra escondidos da nossa vista.

É tempo de descobrir a fantástica natureza de Almada a partir do conforto das nossas casas, protegidos pela certeza de que todas estas paisagens, habitats, animais e plantas continuarão a prosperar e estarão à nossa espera para futuras visitas.



Realização: Pedro de Carvalho
Narração: Eduardo Rêgo
2014
46 min.

A frente Atlântica de Almada beneficia de um magnífico enquadramento cénico e praias de elevada qualidade, procuradas todos os anos por milhares de pessoas. Mas este território é também um verdadeiro oásis de vida selvagem e o berço de uma cultura ligada ao mar e ao rio. Este filme revela um mar de histórias que acontecem nestas paragens, umas mais visíveis, outras mais desconhecidas, todas elas refletindo os preciosos valores naturais e culturais existentes.



Realização: Luís Quinta e Ricardo Guerreiro
Narração: Eduardo Rêgo
2014
48 min.
 
A Natureza de Almada é dada a conhecer de forma fantástica neste filme dos prestigiados fotógrafos de natureza almadenses Luís Quinta e Ricardo Guerreiro, com produção da Traduvárius e da Câmara Municipal de Almada. Um documentário que vem revelar um território natural valioso, desconhecido para muitos, onde animais e plantas encontram refúgio e condições para prosperar, num território pleno de biodiversidade e habitats distintos.



Realização: Ricardo Rezende
Narração: Eduardo Rêgo
2020
15 min.
 
Almada é um concelho que goza de uma relação privilegiada com a água, possuindo uma longa linha de costa. A frente atlântica, em especial, é uma das zonas balneares mais procuradas do País, recebendo milhões de visitantes por ano, que aqui veem usufruir da qualidade e beleza paisagística das suas praias. Mas o litoral de Almada é também muito rico em valores naturais, talvez menos conhecidos dos seus visitantes e que por isso lhes poderão passar despercebidos, razão pela qual se torna essencial a divulgação deste importantíssimo património natural.



Realização: Luís Quinta
Narração: Eduardo Rêgo
2020
Trailer de 2 min.
 
Desde as finas areias das praias, às águas mais profundas, este filme leva o espetador por uma espantosa viagem pelo mar da frente atlântica de Almada, tendo como cenário o anfiteatro natural que se estende entre a foz do rio Tejo e o Cabo Espichel.Num ambiente com uma imensa diversidade ecológica, são retratadas histórias de vida de inúmeras espécies animais que aqui vivem ao sabor das correntes, ou que por aqui passam em longas viagens oceânicas, oferecendo um olhar atento sobre um mar cheio de segredos por revelar que, até hoje, nunca tinham sido dados a conhecer desta forma ao grande público.

O filme completo será disponibilizado brevemente, após estreia nacional em televisão.



Mais informações:
Divisão de Educação e Sensibilização Ambiental
Departamento de Inovação, Ambiente, Clima e Sustentabilidade
Câmara Municipal de Almada


Imprimir Voltar   Imprimir Imprimir
 
Acessibilidade | Política de Privacidade | Ficha Técnica | Sugestões/Reclamações | Perguntas Frequentes
Copyright © 2007 Almada Informa. Todos os direitos reservados.