Setas Login
Setas Agenda Setas Contactos Setas Mapa do Sítio Setas English Version    
 
Página inicial SeparadorDestaques SeparadorEstação da Biodiversidade do Parque da Paz
Estação da Biodiversidade do Parque da Paz seta indicativa de direcção do conteúdo 
Separador

No dia 28 de Abril foi inaugurada a Estação da Biodiversidade do Parque da Paz (EBIO Parque da Paz). Venha conhecer este novo recurso de sensibilização ambiental do Município de Almada.
 
O que é uma EBIO?

As EBIO são percursos pedestres curtos, com sinalética informativa sobre a fauna e flora mais importante que pode ser observada no local.
 
Estão situadas em sítios de elevada riqueza biológica, representativa dos habitats mais característicos da região, em que a sinalética existente funciona como guia de campo.
 

EBIO Parque da Paz pioneira a nível nacional

A EBIO Parque da Paz é composta por um percurso pedestre circular, de 2 km, sinalizada por painéis informativos, que dão a conhecer algumas das espécies mais emblemáticas de animais e plantas existentes neste parque, com particular destaque para as aves, répteis, anfíbios e mamíferos, bem com plantas em flor e insetos.
 
EBIO Parque da Paz - Painel de enquadramento 1EBIO Parque da Paz - Painel de enquadramento 2EBIO Parque da Paz - Marco sinalizador
EBIO Parque da Paz - Painel temático 1EBIO Parque da Paz - Painel temático 2EBIO Parque da Paz - Painel temático 3
EBIO Parque da Paz - Painel temático 4EBIO Parque da Paz - Painel temático 5EBIO Parque da Paz - Painel temático 6

Resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Almada, o Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c), da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e o TAGIS, Centro de Conservação das Borboletas de Portugal. Enquadra-se no Plano de Ação Local para Biodiversidade e na Estratégia Local de Educação e Sensibilização para a Sustentabilidade, de iniciativa municipal.

A Estação da Biodiversidade do Parque da Paz integra a rede EBIO de Portugal, sendo apenas a s
segunda EBIO a ser criada na Área Metropolitana de Lisboa e a primeira em contexto inteiramente urbano, assumindo-se, neste aspeto, como pioneira a nível nacional.
 

O que é a Rede EBIO?

A Rede EBIO é um projeto de âmbito nacional, que integra todas as Estações da Biodiversidade (EBIO), abertas ao público, de norte a sul de Portugal.
 
É um projeto da autoria do TAGIS e do cE3c, responsáveis pelos conteúdos científicos das EBIO e pela organização e divulgação da rede (www.ebio.pt), contando ainda com a colaboração de várias entidades e diferentes promotores em todo País.


Venha visitar a EBIO Parque da Paz e descubra a fantástica biodiversidade do grande pulmão da Cidade de Almada!




Mais informações:
Divisão de Educação e Sensibilização Ambiental
Departamento de Inovação, Ambiente, Clima e Sustentabilidade
Rua Bernardo Francisco da Costa, 40, 2800-029 Almada
Tel: 21 272 25 18
 


Imprimir Voltar   Imprimir Imprimir
 
Acessibilidade | Política de Privacidade | Ficha Técnica | Sugestões/Reclamações | Perguntas Frequentes
Copyright © 2007 Almada Informa. Todos os direitos reservados.