Setas Login
Setas Agenda Setas Contactos Setas Mapa do Sítio Setas English Version    
 
Página inicial SeparadorDestaques SeparadorDias da Floresta 2018
Dias da Floresta 2018 seta indicativa de direcção do conteúdo 
Separador

A marcar o Dia Mundial da Floresta e dando as boas-vindas à Primavera, a Câmara Municipal de Almada preparou vários dias de eco-atividades a descobrir de 19 a 25 de Março, em vários locais do concelho. Conheça alguns destaques do programa.

De 19 a 25 de Março tem lugar uma nova edição dos Dias da Floresta onde decorrerão várias iniciativas gratuitas e abertas à participação de todos, que pretendem envolver a população na construção de um concelho mais verde.

No programa destacam-se as ações de recuperação de dunas, com a remoção de espécies exóticas e infestantes e sua substituição por espécies nativas que protegem este precioso ecossistema. Ou as ações de plantação de árvores no Parque Urbano do Pragal e no Parque Urbano das Quintinhas, na Charneca da Caparica. As iniciativas são guiadas por técnicos municipais e os participantesreceberão uma plantas mediterrânica para plantarem no seu jardim ou varanda.

Recuperação de dunas    Plantação de árvores

No dia 21 de Março, Dia Mundial da Floresta, na Casa Municipal do Ambiente, é dia de “Reciclar para Plantar”. Aí qualquer pessoa pode trocar materiais recicláveis por exemplares juvenis de árvores, arbustos e plantas aromáticas da flora portuguesa. Conheça a tabela de Eco-trocas onde é apresentada a lista dos materiais que podem ser trocados por plantas. Neste dia decorre também uma oficina prática para saber mais sobre cultivo de alimentos e plantas medicinais em pequenos espaços, como produzir biofertilizante caseiro e como construir comedouros para aves e abrigos para insetos amigos da horta.

Reciclar para Plantar    Hortas em pequenos espaços

No Sábado, dia 24 de Março, o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental da Costa da Caparica (CMIA) abre portas dando a conhecer a exposição “Almada Atlântica, um mergulho no Oceano” e o Aquário Virtual, que levam os visitantes por uma viagem subaquática pela riqueza natural da frente atlântica de Almada. Neste dia, decorre também uma edição das tertúlias “Conversas sobre o Oceano”, dedicada ao tema “Alterações Climáticas, consequências para os Oceanos”, onde vários especialistas abordam este assunto. Oficinas de construção de casas-ninho e de introdução a técnicas de permacultura, bem como a ação “Reciclar para Plantar”, complementam o programa deste dia para explorar em família.

Expo Almada Atlântica    Oficina de construção de caixas ninho

Mercado da Horta no Parque da Paz

Mercado da HortaUm dos destaques dos “Dias da Floresta 2018” é a abertura de um novo mercado de rua no pulmão da cidade de Almada, que decorrerá aos últimos domingos do mês. A primeira edição será a 25 de Março entre as 10h00 e as 18h00. No Mercado da Horta vários produtores locais de “produtos da terra” dão a conhecer frutos e hortícolas acabados de colher, mel, doces e compotas, cosmética natural, sementes e plantas mediterrânicas.

Esta edição inclui também um atelier prático sobre biocosmética e outro sobre introdução à horticultura para crianças.


> Programa Dias da Floresta Almada 2018


Imprimir Voltar   Imprimir Imprimir
 
Acessibilidade | Política de Privacidade | Ficha Técnica | Sugestões/Reclamações | Perguntas Frequentes
Copyright © 2007 Almada Informa. Todos os direitos reservados.