Setas Login
Setas Agenda Setas Contactos Setas Mapa do Sítio Setas English Version    
 
Página inicial SeparadorDestaques SeparadorMercado de Natal Amigo da Terra 2017
Mercado de Natal Amigo da Terra 2017 seta indicativa de direcção do conteúdo 
Separador

Bem-vindo a um Natal mais sustentável e solidário!

De 13 a 17 de Dezembro, a Oficina de Cultura e a Praça S. João Baptista, no centro de Almada, acolhem uma nova edição deste mercado tão especial, que reúne uma seleção de artesãos e marcas de todo o país e oferece um vasto programa de animação para viver em família. Conheça alguns destaques do programa da XIV edição do Mercado de Natal Amigo da Terra e torne o seu Natal mais verde!

MNAT 2016

MNAT 2016




1001 PROPOSTAS DE PRESENTES À SUA ESPERA

O evento conta com a presença de uma seleção de mais de 70 artesãos, produtores e criadores oriundos de todo o país, bem como várias instituições de solidariedade do concelho. Neste Mercado é fácil descobrir aquela prenda original que procura. Peças funcionais criadas a partir de materiais recicláveis, produtos biológicos locais acabados de colher, calçado e vestuário feitos com matérias naturais, brinquedos de madeira, acessórios de moda upcycle, plantas, cosmética natural, bicicletas, soluções para quem quer construir uma horta num pequeno espaço na cidade, mobiliário restaurado ou kits caseiros de produção de cogumelos, entre muitas outras ideias. Uma das novidades este ano são os produtos naturais para animais de estimação, fabricados em Portugal e que promovem a sua saúde e bem estar. Estas são apenas algumas das inúmeras sugestões de presentes que se podem descobrir neste mercado amigo das Pessoas e do Planeta.



OFICINAS PRÁTICAS A NÃO PERDER

Mais de 50 eco-oficinas gratuitas ao longo dos 5 dias do evento, em duas zonas dedicadas no Mercado, onde é possível aprender a construir os próprios presentes e decorações de Natal, dando uma vida nova a materiais que iriam acabar no lixo, ou utilizando materiais naturais. Não é necessária inscrição prévia. Basta aparecer.

Número de participantes limitado por oficina. Duração média de cada oficina: 45 min.

Saiba mais no programa detalhado.



PEDALAR POR UM NATAL MAIS SOLIDÁRIO

No Domingo, dia 17 de Dezembro acontece o passeio de bicicleta solidário “Dois Pedais, Mais Natais”, onde todos os participantes são convidados a trazer bens alimentares não-perecíveis, como enlatados, bolachas, cereais, arroz, e outros alimentos embalados que serão depois doados à REFOOD de Almada que os distribuirá por famílias carenciadas do concelho. O percurso é acessível para todos poderem desfrutar, e porque este é um ciclopasseio diferente, todos participantes são desafiados a virem trajados com algo alusivo à quadra. Todos receberão uma recordação natalícia e um dia solidário inesquecível!
 
Ponto de partida: Praça S. João Baptista, 15h00
Inscrições obrigatórias: loja@ciclistica.pt | 918 194 877
Organização: Câmara Municipal de Almada e Ciclística



SHOW COOKINGS PARA UM NATAL MAIS SAUDÁVEL

Este ano o Mercado oferece também a possibilidade de participar em aulas de cozinha numa zona preparada para esse efeito na Praça S. João Baptista. Nestes show cookings os participantes poderão conhecer novos produtos, receitas e hábitos de alimentação e consumo mais saudáveis com especialistas na matéria. Porque não experimentar uma ceia de Natal macrobiótica?

Não é necessária inscrição prévia. Basta aparecer. Saiba mais no programa detalhado.



VENHA EM FAMÍLIA EXPLORAR A BRINCOTECA!

Durante todos os dias do Mercado, poderá divertir-se e aprender na Brincoteca, um espaço especialmente dedicado às famílias. Instalada na Praça S. João Baptista, aqui podem fazer-se atividades divertidas: jogos, artes, horas do conto e usufruir de tempo de qualidade para estar em conjunto. As crianças devem estar sempre acompanhadas com 1 adulto e cada adulto não pode ter a seu cargo mais de 3 crianças com idade máxima de 12 anos. Consulte as regras e programa detalhado no local.

Organização: Câmara Municipal de Almada e Projeto Nheko



MÚSICA AO VIVO

Nos 2 palcos do Mercado, serão várias as bandas e DJ’s que trarão sonoridades bossanova, jazz e rock ao Mercado, em atuações intimistas ao longo dos dias 14 a 17 de Dezembro. Também haverá várias atuações natalícias de grupos e associações de Almada, no âmbito do programa “Do Natal aos Reis em Coro”.

Saiba mais no programa detalhado.



TEATRO E ANIMAÇÕES PARA TODOS

Ao longo dos dias do Mercado, haverá várias animações e espetáculos para pequenos e graúdos. Na abertura do Mercado no dia 13, pelas 18h30, um espetáculo de artes circenses pelos SOMNIUM, dá as boas-vindas. Na tarde de Sábado, dia 16, o palco da Oficina de Cultura receberá contadores de histórias e animações musicais. No Domingo, o destaque será pelas 15h00, o teatro de marionetas "Ulisses, as Árvores e os Alimentos da Horta”, que promete uma tarde bem passada em família.

Não é necessária inscrição prévia. Basta aparecer. Saiba mais no programa detalhado.



PRESENTES A 1 €

Todas as entidades que farão vendas no Mercado foram desafiadas a ter uma sugestão de oferta que não ultrapasse o valor solidário de 1€.



SERVIÇO DE ENTREGA DE PRENDAS EM BICICLETA

Quando fizer compras no Mercado, pode utilizar um serviço de entregas ao domicílio, que é feito de forma gratuita, original e coerente com o espírito do evento: em bicicleta.

Conheça as condições no stand da Ciclística e da Velo-Cidade, na Praça S. João Batista.



ADOTE UM AMIGO DE 4 PATAS!

No stand da Amor Rafeiro pode adotar um novo animal de estimação e saber como pode contribuir para ajudar esta causa.



VENHA TROCAR SEMENTES!

No stand da Cooperativa Minga, há uma Sementeca, que é uma biblioteca de sementes onde se pode trocar e doar sementes tradicionais, contribuindo para a biodiversidade e para a preservação de sementes antigas.



Conheça o programa detalhado e venha explorar este mercado diferente, mais amigo da Terra e das pessoas.

>
Programa Mercado de Natal Amigo da Terra 2017




Imprimir Voltar   Imprimir Imprimir
 
Acessibilidade | Política de Privacidade | Ficha Técnica | Sugestões/Reclamações | Perguntas Frequentes
Copyright © 2007 Almada Informa. Todos os direitos reservados.