Setas Login
Setas Agenda Setas Contactos Setas Mapa do Sítio Setas English Version    
 
Página inicial SeparadorDestaques SeparadorProjeto ReDuna
Projeto ReDuna seta indicativa de direcção do conteúdo 
Separador

Logo ReDunaDunas de S. João da Caparica em recuperação

Proteger as dunas é responsabilidade de todos

O projeto ReDuna nas praias de S. João da Caparica já apresenta resultados positivos no sistema dunar local. Um êxito que poderá vir a ser replicado noutras praias do concelho, mas cujo sucesso depende muito da colaboração de quem utiliza a praia.


ReDuna é o nome dum projeto municipal que está já no terreno e que pretende recuperar o sistema dunar das praias de S. João da Caparica, aumentando a capacidade de retenção das areias e tornando o cordão dunar mais resistente à erosão provocada pelo vento e pelo mar. As dunas são barreiras físicas naturais fundamentais para proteger o litoral da ação dos ventos e das ondas, e limitar o recuo da linha de costa. São também zonas de elevada importância ecológica, onde habitam mais de 50 espécies diferentes de plantas e animais.


Intervenções ReDuna  Sinalética ReDuna


Ao longo dos últimos meses, foram instaladas paliçadas de vime numa extensão de 1 km, que têm a função de reter as areias transportadas pelo vento. Ao mesmo tempo, são plantadas espécies dunares adaptadas a estes ecossistemas, como o estorno, o cardo-rolador, o cravo-das-areias e a camarinha, essenciais para fixar as areias e estimular a biodiversidade local. Paralelamente foram definidos e instalados novos acessos, com estruturas próprias para esse efeito, de modo a limitar-se o pisoteio e a circulação pelas dunas.. Todo o processo de restauração ecológica da duna é monitorizado regularmente, em parceria com Centros de Investigação e Universidades.


Sinalética ReDuna
A colaboração de todos é fundamental

Para o sucesso da recuperação das dunas de S. João, é indispensável a colaboração de todos os utilizadores da praia. Não esqueça:
  • Não atravesse as áreas em recuperação;
  • Não mexa nem crie aberturas nas paliçadas;
  • Não solte cães junto às dunas;
  • Não pise, nem colha plantas dunares;
  • Não perturbe os animais que aqui vivem todo o ano.


O ReDuna é uma iniciativa da Câmara Municipal de Almada realizada em colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente, ao abrigo do Programa Operacional Temático de Valorização do Território POVT 2007-2013, do QREN, co-financiado pelo Fundo de Coesão. A intervenção tem o valor de 229.792,32 €.

Logo UE Cofinanciado     Logo QREN     Logo POVT


Imprimir Voltar   Imprimir Imprimir
 
Acessibilidade | Política de Privacidade | Ficha Técnica | Sugestões/Reclamações | Perguntas Frequentes
Copyright © 2007 Almada Informa. Todos os direitos reservados.