Setas Login
Setas Agenda Setas Contactos Setas Mapa do Sítio Setas English Version    
 
Página inicial SeparadorDestaques
Projeto "Infinite Solutions" seta indicativa de direcção do conteúdo 
Separador

Almada é referência no projeto europeu “Infinite Solutions”

Almada integra um projeto de várias cidades europeias que pretende capacitar municípios na criação de mecanismos de financiamento e angariação de fundos, aplicáveis na concretização de medidas de eficiência energética em edifícios e serviços públicos.

Logo IEEA Câmara Municipal de Almada é parceira do projeto europeu “INFINITE SOLUTIONS, INnovative FINancIng for Local SusTainable Energy Solutions” (Financiamento Inovador para Soluções de Energia Sustentável a nível Local), aprovado pelo Programa da Comissão Europeia “Energia Inteligente para a Europa”.

O projeto, que terá uma duração de 36 meses, integra um consórcio de 12 entidades e cidades de vários países europeus e é coordenado pela associação Energy Cities.

As autoridades locais envolvidas no “Infinite Solutions” pertencem a países que irão beneficiar dos Fundos Estruturais e de Investimento 2014-2020, e que terão que adotar a nova Diretiva de Eficiência Energética. Esta Diretiva promove o desenvolvimento de projetos que visem melhorar a eficiência energética de edifícios (públicos ou privados) e de serviços urbanos, como por exemplo a iluminação pública, e que estimulem o aproveitamento de fontes de energia renovável. O financiamento destes projetos será efetuado preferencialmente através de instrumentos financeiros inovadores, ao invés de apoios financeiros diretos. Esta nova realidade irá exigir uma sólida preparação no domínio técnico, financeiro e de gestão dos governos locais, que poderá ser útil na pesquisa e utilização de outras fontes de financiamento do próximo Quadro Comunitário de Apoio 2014-2020.

Com este projeto, co-financiado a 75% pela Comissão Europeia, as cidades participantes irão formar-se e capacitar-se para ficarem aptas a angariar estes fundos europeus para investimentos na área da eficiência energética. Alguns esquemas de financiamento inovadores a nível europeu, como o fundo climático “Almada Carbono Menos” serão modelos a estudar e testar pelas restantes cidades parceiras.

Almada Carbono Menos

O Fundo Climático “Almada Carbono Menos” é uma iniciativa pioneira em Portugal, concebida e desenvolvida pela CMA e Agência Municipal de Energia de Almada. É instrumento que fomenta o investimento municipal nas áreas da eficiência energética e utilização de fontes de energia renováveis, tendo por base a compensação financeira das emissões de CO2 geradas pelo Município.

Como funciona?

Às emissões de CO2 geradas pela CMA é aplicado um custo por tonelada. O montante resultante é contabilizado e inserido numa rubrica do orçamento municipal do ano seguinte, dedicada ao investimento em eficiência energética e energias renováveis.

O montante definido é aplicado no financiamento de uma bolsa de projetos definidos em termos do seu custo de investimento, do retorno de investimento e do potencial de redução de emissões de CO2.

Este fundo tem sido aplicado em diferentes áreas concretas, nomeadamente na instalação de equipamentos de aquecimento solar de águas em piscinas municipais, na renovação e reconversão da frota municipal, na remodelação do sistema de iluminação pública e semaforização com tecnologia LED, e ainda na plantação de espécies autóctones em matas, bosques, parques e jardins para fixação de carbono.



Mais informações:

Divisão de Estudos e Gestão Ambiental | Departamento de Estratégia e Gestão Ambiental
Tel. 21 272 25 10


Imprimir Voltar   Imprimir Imprimir
 
Acessibilidade | Política de Privacidade | Ficha Técnica | Sugestões/Reclamações | Perguntas Frequentes
Copyright © 2007 Almada Informa. Todos os direitos reservados.