Setas Login
Setas Agenda Setas Contactos Setas Mapa do Sítio Setas English Version    
 
Página inicial SeparadorComunidades das Dunas Primárias
Comunidades das Dunas Primárias seta indicativa de direcção do conteúdo 
Separador

As dunas primárias, ou dunas brancas, constituem as primeiras áreas de retenção de grandes quantidades de areia. Esta propriedade deve-se à substituição do feno-das-areias (Elymus farctus) por estorno (Ammophila arenaria), espécie cujas raízes longas e profundas criam uma rede imbricada que sustém as areias e consolida a duna.
 

Zonação dunar (duna primária)

Localização das comunidades das dunas primárias
(adaptado de: Skills for nature Conservation information sheets - dune discoveries
)


Estas formações criam uma barreira natural de protecção costeira, apresentando normalmente uma elevada diferença nos seus flancos. No flanco marítimo, são mais abundantes as espécies resistentes à salinidade e ventos fortes, como cordeiros-da-praia (Otanthus maritimus) e cardo-rolador (Eryngium maritimum), juntamente com trevo-de-creta (Lotus creticus), morganheira-das-praias (Euphorbia paralias) e couve-marinha (Calystegia soldanella). No flanco continental, o efeito dos ventos é bastante atenuado pela própria formação dunar, permitindo o estabelecimento de espécies mais exigentes, tais como granza marítima (Crucianella maritima) ou luzerna-das-areias (Medicago marina).
 
Duna primáriaAs dunas primárias constituem o Habitat 2120 - Dunas móveis do cordão dunar com Ammophila arenaria (“dunas brancas”), classificado na Directiva Habitats nº 92/43/CEE. As maiores pressões a que estão sujeitos estes habitats relacionam-se com a construção sobre as dunas, a condução de veículos motorizados, o pisoteio e a abertura de caminhos, que, para além de degradarem a vegetação, criam corredores eólicos e aberturas na duna que favorecem a erosão marinha e pelos ventos. Também a redução da quantidade de areia que chega às praias faz diminuir a areia que consegue ser reposta sobre as dunas e, consequentemente, a sua dimensão.


Imprimir Voltar   Imprimir Imprimir
 
Acessibilidade | Política de Privacidade | Ficha Técnica | Sugestões/Reclamações | Perguntas Frequentes
Copyright © 2007 Almada Informa. Todos os direitos reservados.