Fauna é o termo colectivo para a vida animal de uma determinada região ou período de tempo.
A fauna do Concelho de Almada é muito diversa, reflectindo, em boa medida, a sua situação biogeográfica de charneira entre climas mais quentes (Mediterrâneo e Atlântico subtropical) e climas de regiões relativamente frias (Atlântico Norte). A biodiversidade deste concelho beneficia ainda de uma grande multiplicidade de habitats, entre os quais se contam ecossistemas marinhos, cordões dunares litorais, bosques e matagais.
A informação faunística que está disponível encontra-se relativamente dispersa e foi recolhida segundo diferentes metodologias e em diferentes momentos, pelo que se procurou discutir o elenco mais significativo e interessante de alguns dos grupos faunísticos dominantes no Concelho de Almada.
Para além de, sempre que possível, se apresentar as espécies mais abundantes ou significativas, procurou-se ainda destacar o seu papel ecológico na dinâmica dos ecossistemas existentes, indicando também o seu especial interesse conservativo ou valor comercial quando se tratam de um recurso explorado, como no caso da ictiofauna.