GESTÃO AMBIENTAL NA CMA

Para garantir o sucesso da implementação de um SGA, é necessário existir um compromisso por parte da gestão de topo da Organização. A “Política Ambiental” define os princípios de acção que a Organização deve adoptar para atingir os seus objectivos e metas ambientais.

Assim, na base da “Política Ambiental” da CMA para o seu SGA, está a Linha Estratégica “Defender, qualificar e melhorar o serviço público, valorizar a intervenção dos trabalhadores” das Opções do Plano, aprovada em Sessão de Câmara e ratificada pela Assembleia Municipal, que estabelece:

“ Defender a gestão do Serviço Público, modernizando as suas estruturas materiais, qualificando os recursos humanos, promovendo a eficiência dos serviços, caminhando para um sistema de gestão ambiental integrado, Almada vai prosseguir a qualificação da sua intervenção pública e do seu desempenho ambiental, no desenvolvimento local.”

De acordo com a metodologia adoptada para o sistema EMAS de Almada, foi inicialmente desenvolvido um projecto-piloto de introdução de um SGA na Estação de Tratamento de Águas Residuais da Quinta da Bomba. Nesse sentido, os SMAS de Almada estabeleceram a sua " Política Ambiental no domínio do Tratamento de Águas Residuais ".

Com o desenvolvimento do sistema, foram entretanto definidas a Política Ambiental da CMA e a Política Ambiental dos SMAS de Almada.