Ver Cronograma

FASES DO PROJECTO

Tarefa 7 - Comunicação e Disseminação dos Resultados

Disseminar

Comunicação e disseminação dos resultados e da experiência


Tendo em conta os objectivos e a natureza do Projecto, é essencial desenvolver uma plano de comunicação abrangente que cubra as vertentes informativa, de sensibilização e institucional e que, com linguagem simples e acessível, chegue aos diversos públicos internos e externos

Acção 7.1   Desenvolvimento de uma estratégia de Comunicação Interna

Constituição de Grupos de Trabalho : a constituição e articulação das equipas de trabalho são fundamentais tanto à implementação do projecto, como à sua avaliação.

Pela diversidade e tipos de actividades que exerce, optou-se por estabelecer um grupo de trabalho interno, constituído por representantes de diferentes serviços municipais, com competências multidisciplinares dentro da Autarquia: a Equipa Municipal EMAS (EME).

Os elementos deste grupo de trabalho pertencem às seguintes áreas técnicas:

- DEGAS - Departamento de Estratégia e Gestão Ambiental Sustentável (coordenação)

- DAF - Departamento de Administração e Finanças

- DRH - Departamento de Recursos Humanos

-DSEVT - Departamento de Salubridade, Espaços Verdes
e Transportes

- SSO - Serviços de Saúde Ocupacional

- SMAS - Serviços Municipalizados de Água de Almada

Para além da EME, foi criada uma Equipa de Eco-Consultores , constituída por 36 colaboradores nomeados pelas sua chefia directa e cuja função é implementar, divulgar e gerir procedimentos necessários à certificação ambiental da autarquia. Foi igualmente nomeado para cada equipamento municipal um Eco-zelador de forma a assegurar uma correcta implementação dos procedimentos a nível, uma vez que este é conhecedor das especificidades particulares de cada sítio.

De modo a facilitar a circulação de informação entre os vários elementos da Equipa EME e os eco-consultores, foi criada uma área conjunta no servidor da CMA e SMAS, com acesso restrito, para partilha de informação a nível Municipal, onde podem ser consultados e editados os documentos relacionados com o desenvolvimento do projecto EMAS Lab.

•  Criação de grafismo próprio para o Projecto EMAS LAB - Com uma empresa de design foi criada uma imagem global do Projecto EMAS Lab, incluindo um logotipo próprio, material de economato e template para apresentação em power point.

•  Criação e colocação de materiais de sensibilização - Foram criados autocolantes, colocados pelos Eco-consultores e Eco-zeladores de cada Serviço junto a diferentes locais (computadores; impressoras; fotocopiadoras; interruptores de iluminação; torneiras; janelas/portas), tendo em vista a sensibilização dos funcionários municipais para questões como produção e reciclagem de resíduos, e consumos de água, papel, e energia eléctrica.

•  Criação e colocação de cartazes referentes à Política Ambiental - Foram criados cartazes sobre a Política Ambiental , colocados pelos Eco-consultores e Eco-zeladores nos diversos sítios, tendo em vista informar os funcionários municipais e o público em geral sobre a Política Ambiental do Sistema de Gestão Ambiental.

Acção 7.2   Desenvolvimento de uma página Internet do Projecto EMAS LAB

A utilização da Internet como veículo de comunicação é uma área a que a Autarquia tem vindo a dar especial atenção, sendo o exemplo mais expressivo o desenvolvimento e a implementação do Projecto Almada Cidade Digital (www.acd.pt). No âmbito do Projecto EMAS LAB é fundamental a utilização da Internet como ferramenta de divulgação interna e externa, pelo que a evolução do projecto é acompanhada pela actualização periódica do Site.

Acção 7.3   Acções de divulgação do Projecto dirigidas adiferentes públicos alvo

A disseminação da informação relativa à implementação da certificação EMAS no Município é uma área que tem merecido particular atenção, pois considera-se fundamental dar a conhecer ao público os objectivos do projecto bem como realizar e divulgar acções informativas que acompanhem os principais desenvolvimentos. De acordo com a estratégia de comunicação, considerou-se essencial a utilização de diferentes abordagens e suportes de comunicação de forma a potenciar a informação dos diferentes públicos alvo:

•  Divulgação da página do projecto através do Sitio da CMA

• Elaboração de alguns artigos de divulgação, nomeadamente:

 

•  Artigo para o Boletim Municipal intitulado: "Serviço Público mais amigo do Ambiente - A Câmara quer dar o exemplo". Boletim Municipal de Fevereiro de 2004, com tiragem de 84.000 exemplares, cuja distribuição abrangeu todo o Concelho de Almada através do serviço de drop mail (porta-a-porta).

•  Artigo relativo ao Projecto EMAS Lab em Janeiro de 2005 na revista mensal de distribuição nacional "Água & Ambiente "; com uma tiragem de 4000 exemplares.

•  Artigo relativo ao Projecto EMAS LAB em Março de 2005 na revista "RH", com uma tiragem de 2150 exemplares e de distribuição gratuita por todos os trabalhadores da CMA e dos SMAS.

•  Referência ao Projecto EMAS Lab em Outubro de 2005 num artigo publicado na revista bimestral "Municípios&Regiões" intitulado "Municípios, Agências e Energia Solar".

•  Artigo para o Boletim Municipal intitulado: "Concluída mais uma etapa para a certificação ambiental do município". Boletim Municipal de Março 2006, com tiragem de 84.000 exemplares, cuja distribuição abrangeu todo o Concelho de Almada através do serviço de drop mail (porta-a-porta).

•  Artigo para o Suplemento do Jornal Expresso intitulado: "Almada Certifica Ambiente - Município está a dar o exemplo". Jornal Semanário Expresso de 14 de Junho de 2006..

•  Artigo relativo ao Projecto EMAS LAB em Agosto de 2006 na revista "RH", com uma tiragem de 2150 exemplares e de distribuição gratuita por todos os trabalhadores da CMA e dos SMAS.

•  Artigo para o Boletim Municipal intitulado: "Comemorar e proteger a fonte da vida". Boletim Municipal de Setembro 2006, com tiragem de 84.000 exemplares, cuja distribuição abrangeu todo o Concelho de Almada através do serviço de drop mail (porta-a-porta).

•  Edição de uma brochura em Português e em Inglês para apresentação do Projecto EMAS e da Politica Ambiental da CMA. As parcerias e os contactos estabelecidos com autoridades locais europeias, no âmbito do Projecto EMAS Lab, levaram à publicação da Politica Ambiental da CMA em formato bilingue, reforçando assim, a comunicação e transmissão dos objectivos e estratégias da CMA relativamente a este tema.



• Organização da Conferência Final - As características inovadoras definidas no projecto geraram ao longo do desenvolvimento uma crescente necessidade de discutir abordagens, trocar ideias e partilhar experiências. Atendendo a estes factos, a Autarquia organizou o Seminário Técnico “Sistemas de Gestão Ambiental EMAS: experiências e boas práticas europeias”.

Este seminário realizou-se no Fórum Romeu Correia, em Almada, no dia 16 de Maio, com 270 participantes entre os quais estiveram presentes todos os Eco-consultores e Eco–zeladores, bem como outros funcionários municipais, Equipa Municipal EMAS, Vereadores, Administração da CMA e Administração dos SMAS.





Participaram igualmente entidades externas nomeadamente a Administração do Porto de Lisboa, a Associação Municípios do Distrito de Setúbal, Associação Nacional de Municípios Portugueses, Instituto do Ambiente, Junta Metropolitana de Lisboa e ainda diversas empresas e associações locais.

 

O painel de oradores apresentou os seguintes temas:

•  A Certificação Ambiental da Câmara Municipal e dos SMAS de Almada pelo Sistema EMAS (Sistema comunitário de Ecogestão e Auditoria) - Catarina Freitas, Eng.ª, Directora do Departamento de Gestão Ambiental Sustentável e membro da Equipa Municipal EMAS.

•  A primeira certificação EMAS em Portugal: experiência da indústria de celulose Celbi Stora Enso - Manuel Saraiva Santos, Eng.º, Director do Departamento de Qualidade à data da certificação EMAS da Celbi Stora Enso.

•  O Sistema EMAS do Município de Leicester - Mark Jeffcote, Departamento de Ambiente, Leicester City Council

•  A experiência EMAS da Área Metropolitana de Kirklees - Adele Wiseman & Helena Tinker, Gestores EMAS, Kirklees Metropolitan Council

•  A aplicação do EMAS a eventos desportivos: a experiência da Comissão Organizadora dos XX Jogos Olímpicos de Inverno 2006 de Turim (TOROC) - Giuseppe Feola, Departamento de Ambiente do TOROC



Ver Cronograma

[ topo ]