Ver Cronograma

FASES DO PROJECTO

Tarefa 4 - Implementação e Certificação do sistema ALMADA-EMAS

Implementar

Implementação do sistema e instalação de equipamentos para poupança de recursos


A Tarefa 4 comporta a introdução de tecnologias/equipamentos que levem à redução de consumos, recursos e materiais, como por exemplo água e energia. Segue-se um reforço das acções de sensibilização ao staff municipal e o registo da CMA como entidade certificada.


Acção 4.1 Instalação de equipamentos para redução de consumos

A introdução de equipamentos que permitam optimizar o desempenho e reduzir o consumo de recursos é fundamental para alcançar os objectivos da Política Ambiental. Neste âmbito, foram já instalados os seguintes equipamentos:

 

Introdução de LED na Sinalização Semafórica - Os semáforos de LED surgem como uma excelente alternativa ao sistema semafórico convencional, pois permitem obter significativas economias de energia e de mão-de-obra de manutenção.




 

• Sinalização LEDS em passadeiras – Foram colocadas várias passadeiras para peões com sinalização de segurança com LEDs alimentados por um paineis foto-voltaicos.

• Instalação de lâmpadas eficientes - Lâmpadas convencionais (de incandescência  tradicionais ou de incandescência de halogéneo) foram substituídas por lâmpadas economizadoras de energia em diversos locais da CMA. Esta é uma medida que deverá ser extendida a mais equipamentos municipais. Este novo tipo de lâmpadas tem uma eficiência luminosa muito superior à das lâmpadas de incandescência, visto ser elevada a quota de energia absorvida que é transformada em luz.

• Projecto-piloto no Parque da Paz -Com o intuito de implementar o uso de energias renováveis na iluminação pública do Concelho, está a decorrer uma experiência piloto
no Parque da Paz, onde se encontra em funcionamento um candeeiro alimentado por um painel fotovoltaico que transforma a energia solar em energia eléctrica.



Painel Fotovoltaico - Parque da Paz - Almada


  • Medidas de Eficiência Energética para o Complexo Municipal de Desportos “Cidade de Almada” -

Na sequência da auditoria energética realizada pela Agência Municipal de Energia de Almada ao Complexo Municipal de Desportos, foram identificadas medidas de eficiência energética, algumas das quais foram já implementadas, nomeadamente a instalação de uma bateria de condensadores para compensação do factor de potência do Complexo Municipal de Desportos e a conversão de gás propano para gás natural.

A instalação de balastros electrónicos e a cobertura do plano de água das piscinas, com vista à redução das perdas de energia por evaporação permitirão em breve contribuir para o decréscimo do consumo de energia desta instalação, avaliado em 1.157.219 KWh (emissão de 586t de CO2) em 2004. Implementação de um sistema solar térmico para aquecimento da água quentes sanitárias e aquecimento da água dos tanques das piscinas.



Complexo dos desportos, piscinas municipais

 

Recolha Selectiva de Papel e Cartão - Concepção e produção de um caixote “Papa-Papéis” para recolha selectiva do papel/cartão na CMA e SMAS. Pretende-se com esta acção aumentar a percentagem de papel enviado para reciclagem pelo Município.



Acção 4.2 Acções de sensibilização/formação em gestão ambiental aos trabalhadores do Município de Almada

 

Curso de Formação de Formadores
Em Junho e Julho de 2005, todos os Eco-Consultores frequentaram um Curso de Formação de Formadores, estando desta forma aptos para dar formação interna e realizar acções de sensibilização, nomeadamente aos Eco-zeladores.

• Workshops sobre a Implementação do Sistema EMAS-Almada
Para a realização de acções de sensibilização e formação em gestão Ambiental, o Município de Almada procurou secundar-se de uma equipa com experiência e competência demonstradas neste domínio, tendo para o efeito celebrado um protocolo de colaboração com a Fundação Global to Local Ltd, líder nas áreas de consultoria ambiental e de sustentabilidade para o sector público.
O plano de formação EMAS prevê a realização de Workshops para as diferentes etapas de desenvolvimento do Sistema EMAS, dirigidos nomeadamente à Administração Municipal (Workshop Política Ambiental), à Equipa Municipal EMAS, aos Eco-consultores e aos Eco-zeladores, e cujo objectivo é fornecer os conhecimentos e ferramentas necessários ao desenvolvimento de cada uma das etapas até à certificação do Município.



 

Acolhimento EMAS aos novos trabalhadores - São desenvolvidas periodicamente acções de sensibilização sobre a implementação do EMAS em Almada, ministrada aos novos elementos que integrem os serviços do Município. Estas acções já abrangeram um total de 203 pessoas (50 entre Novembro de 2005 e Outubro de 2006), permitiram criar competências necessárias à boa prossecução das tarefas em curso deste projecto e potenciaram a adesão e o envolvimento destes funcionários.

• Plano de Formação “Município em Linha” - No âmbito programa curricular do plano de formação interna do Município em Linha e da implementação do EMAS na CMA/SMAS, mais especificamente no Curso de Gestão da Mudança, realizaram-se 18 cursos, ministrados transversalmente pelo Departamento de Recursos Humanos a funcionários pertencentes a todas as Direcções Municipais. Foram abrangidos 224 trabalhadores com um total de 126 horas de formação.

Formação para utilização da Base de Dados de Legislação Ambiental e para preenchimento dos mapas de registo associados - Esta acção foi realizada para todos os Eco-consultores.

Acção 4.3 Implementação da metodologia desenvolvida e registo do Município de Almada como entidade certificada pelo EMAS

Foi elaborada a Política Ambiental da Câmara Municipal de Almada, na qual o Município se compromete a reduzir os impactos ambientais associados às suas actividades, com o intuito de melhorar continuamente o seu desempenho ambiental e prosseguir com a qualificação da sua intervenção pública.
No desenvolvimento da Política Ambiental participaram todos os elementos da Administração da Câmara Municipal de Almada e teve-se em consideração os 7 requisitos que constam no Regulamento EMAS.

[ topo ]