FASES DO PROJECTO

Tarefa 3 - Definição de Metas Ambientais de Referência e desenvolvimento da Metodologia do sistema ALMADA-EMAS

Definir metas

Definição de objectivos ambientais e desenvolvimento da metodologia

A Tarefa 3 prevê a definição de metas ambientais por comparação com a situação de referência, avaliada na Tarefa 2., e a elaboração de um manual de procedimentos do SGA EMAS.

Acção 3.1   Definição de metas para cada um dos indicadores EMAS seleccionados

Foram definidas metas ambientais de referência a partir dos indicadores seleccionados na acção 2 da Tarefa 1, tendo em conta as respostas obtidas nos questionários enviados à Autarquias Locais, e os resultados da monitorização dos consumos de diferentes parâmetros no Município de Almada, obtidos aquando do Levantamento Ambiental.

Acção 3.2   Definição da metodologia a adoptar para a implementação do sistema Almada EMAS.

A metodologia adoptada para o sistema de gestão ambiental Almada EMAS, tomou em consideração o facto de se tratar de uma Autarquia Local, que fornece um serviço público que concorre para o bem estar das populações, facto que torna especialmente relevante não só a avaliação dos impactos ambientais adversos (negativos) resultantes das actividades desenvolvidas, como também os impactos ambientais benéficos (melhorias), já que daí podem advir benefícios para as cidadãos.

A diversidade das actividades desenvolvidas e o vasto campo de actuação do Município, induziu a escolha e definição de duas medidas emblemáticas relativas às áreas dos resíduos e da água.

O carácter transversal destas medidas, especialmente no que respeita à recolha selectiva de papel e cartão e à gestão do consumo de água permitiu a sua aplicação nos diferentes equipamentos municipais.

[ topo ]