FASES DO PROJECTO

Tarefa 1 - Lançamento do sistema Almada EMAS

Investigar

Recolha de informação e experiências

A Tarefa 1. contempla a apresentação pública do Projecto, a nível municipal e externo, a visita técnica a outras autoridades certificadas pelo EMAS e a realização de uma pesquisa de autoridades locais e empresas portuguesas com sistemas de certificação ambiental implementados, que inclui um levantamento dos respectivos "Environmental Statement".

Acção 1.1   Visitas técnicas a autoridades locais e outras entidades certificadas pelo EMAS

Enquadram-se nesta acção as deslocações da equipa municipal EMAS à cidade de Leicester, parceiro do Município de Almada no projecto EMAS LAB, que permitiram efectuar visitas técnicas a sítios chave na implementação do Sistema de Gestão Ambiental no município britânico. Destas visitas resultou uma consolidação da parceria entre os dois municípios e um aprofundamento dos conhecimentos sobre práticas, procedimentos e metodologias definidos no âmbito do projecto. A primeira visita incidiu sobre diversos locais do Leicester City Council.

A segunda visita possibilitou acompanhar no terreno parte da auditoria externa de verificação do sistema EMAS do Leicester City Council, para renovação do registo EMAS. Esta circunstância permitiu a familiarização dos técnicos municipais da Equipa Municipal EMAS (EME) com os diversos procedimentos relacionados com uma auditoria ambiental.

“A visita às cidades de Lewes e Sutton, ambas certificadas pelo EMAS, teve como objectivo a análise de casos práticos da aplicação do EMAS em diversos equipamentos municipais, no sentido de se identificarem semelhanças adaptáveis à especificidade dos equipamentos municipais do Concelho de Almada.”



Ainda neste âmbito, promoveram-se vários contactos com a Celbi Storaenso, parceira institucional do projecto, assim como uma visita técnica da EME à fabrica de pasta de papel da Leirosa, o que permitiu compreender melhor o funcionamento de uma das primeiras entidades registada pelo EMAS em Portugal. A equipa EME realizou esta visita às instalações fabris da empresa, situadas na Leirosa. Este contacto permitiu conhecer de forma pormenorizada as metodologias, os procedimentos e a experiência da implementação de um EMAS em Portugal.

Acção 1.2  Selecção final de indicadores EMAS para o Município de Almada

Visando a recolha de informação e análise comparativa no que diz respeito a indicadores de gestão ambiental utilizados e respectivas metas propostas e atingidas, foi enviado um questionário a 126 autoridades locais.

Após análise global das respostas obtidas ao inquérito distribuído, assim como dos indicadores utilizados pelas Autoridades Locais inquiridas, definiram-se os indicadores do Sistema Almada EMAS, para cada um dos aspectos ambientais identificados aquando do Levantamento Ambiental.

Ver Cronograma

[ topo ]