Cortiças Liscor.

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Cortiças Liscor.

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT./AHALM./CL

Tipo de título

Formal

Título

Cortiças Liscor.

Datas de produção

1967-07-10  a  2001-03-30 

Dimensão e suporte

8 cx. e 1 liv. (4091 fls.; 8182 pp.; 223 x 3325 x 15 mm); papel.

Extensões

8 Caixas
1 Livro

Entidade detentora

Arquivo Histórico de Almada.

Produtor

Cortiças Liscor.

História administrativa/biográfica/familiar

Trata-se de uma empresa, com dois sócios gerentes que funcionou durante quase 34 anos (1967-2001), com sede social, em Lisboa, Rua Bernardo Lima, n.º 8, 1.º esquerdo, mas operando, em Almada, Seixal, Montijo e noutras localidades da margem esquerda do Tejo.Para além destes sócios gerentes, Tolentino da Silva Gamito, Modesto Augusto Rodrigues, e nalguns casos, com representantes da firma, TOFAL - Indústria de Transformação de Cortiça, Lda., detendo estas quotas desta sociedade comercial, por quotas de responsabilidade limitada.Na assembleia, a que se refere a Ata n.º 10, foi decidido adquirir 55% do capital social da firma Fausto Lavrador, Lda., com sede, na Cova da Piedade, tendo-se ainda deliberado que o sócio maioritário, Tolentino da Silva Gamito, representasse a sociedade Cortiças Liscor Lda., na gerência da Fausto Lavrador Lda., quota esta que é alienada três anos depois (Ata n.º 13).A primeira vez que a firma Cortiças Liscor Lda. apresenta resultado negativo é por força da indemnização a clientes da Austrália que apresentaram três reclamações. Na Assembleia, a que se refere a Ata n.º 33, o sócio maioritário, Tolentino da Silva Gamito, que, na Assembleia, a que se refere a Ata n.º 31, anunciara a sua vontade de, oportunamente, deixar a gerência da sociedade, é substituído na gerência da firma, pelo seu filho Tolentino da Conceição Gamito, mantendo-se na gerência o sócio minoritário Modesto Augusto Rodrigues. Todavia, o novo gerente vem a renunciar ao cargo, conforme é referido na Ata n.º 39, dois anos depois, retomando o lugar Tolentino da Silva Gamito. Posteriormente, após três anos, com resultados negativos, num período de seis anos, com resultados negativos consecutivos, o sócio gerente Modesto Augusto Rodrigues cede as suas ao sócio maioritário, que reforça assim a sua posição maioritária e a Pedro Jorge Miguel Gamito e a Sérgio Ricardo Miguel Gamito que ascendem a sócios gerentes mas não remunerados - Ata 53 - verificando-se um reforço de capital - Ata n.º 58.

História custodial e arquivística

A documentação do Fundo Cortiças Liscor deu entrada no arquivo histórico, pela guia de remessa n.º 04/2022, de 21 de outubro de 2022, entrada n.º 2 - "Livro de atas da Corticeira Liscor", proveniente do Museu da Cidade.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Não aplicável.

Âmbito e conteúdo

Documentação composta por: 1 livro de atas e 8 caixas, que contém os seguintes títulos: Atas; Folhas de caixa; Faturas; Notas de contabilidade e Saques. Existência de muitos documentos, onde se verifica a comunicação com empresas estrangeiras, como a Mitsui O.S.K. Lines Lda., de Tóquio, a D.B. Deniz Nakliyati T.A.S., revelando internacionalização da firma Cortiças Liscor. Diversa documentação, com referência a transportadoras - Wiese Transportes Limitada - ou a seguradoras - Douro - ou a bancos - Bank of London & South America Limited, mas também nacionais, como a Frineve, a Mundet Lda., a Horácio Varela Passarinho - esta com uma faturação, com um valor elevado de 540.377$80, e até faturas da Carris e Transtejo.Todavia, também surge faturação, referente a exportação; neste caso, para o Extremo Oriente, Manila, Filipinas. Outra variante, é o valor das faturas, desde valores substanciais, caso da firma Horácio Varela Passarinho, do Fogueteiro, Seixal, de que existem mais de uma dezena de faturas, com valores individuais até 358.491$00, ou, em oposição, valores residuais, caso da Uniquerex, do Montijo, com valores de 1.180$00.Trata-se de um conjunto diversificado e considerável de saques, num período cronológico, com alguma dimensão, que, para além de indiciar um considerável grau de internacionalização das firmas Cortiças Licor Lda., em latitudes tão diversas, como sejam os EUA, com referência a várias cidades - New York, Hollywood, Chicago ou Keyport - mas também a Austrália e a Ásia - Bangkok, na Tailândia - Singapore ou a capital da Malásia, Kuala Lumpur.Por outro lado, surgem referências a diversas entidades bancárias, nomeadamente, o Banco Nacional Ultramarino, Banco Português do Atlântico ou o Banco Totta & Açores.

Ingressos adicionais

Trata-se de um fundo fechado. Não estão previstas incorporações adicionais de documentos.

Sistema de organização

Organização orgânico-funcional.

Condições de acesso

Acessível. Exceto a documentação condicionada pelo mau estado de conservação ou sujeita às restrições estabelecidas pelo Regime Geral dos Arquivos e Património Arquivístico (n.º 1 e 2, art.º 17 do Decreto-Lei 16/93, de 23 de Janeiro) e a Lei de Acesso aos Documentos Administrativos (art.º 6, Lei n.º 46/2007, de 24 de agosto), relativas a dados pessoais ou nominativos.

Condições de reprodução

A reprodução de documentos está condicionada pelo tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução. Está sujeita à legislação que regula os direitos de propriedade, os direitos de autor e direitos conexos, e outras disposições legais e regulamentares nomeadamente:- Lei Geral de Arquivos e Património Arquivístico;- Lei de Acesso aos Documentos Administrativos;- Tabela de taxas e licenças da Câmara Municipal de Almada.Os documentos só podem ser reproduzidos, mediante pedido de autorização escrito ao serviço, justificando a sua necessidade e finalidade e está sujeita ao pagamento de taxas, de acordo com a tabela de taxas e licenças, para o ano em vigor.Os documentos não poderão ser fotocopiados ou digitalizados, mas transcritos ou fotografados, mediante pedido de autorização.

Idioma e escrita

Português.

Instrumentos de pesquisa

Inventário.