Assembleia Popular do Concelho de Almada.

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Assembleia Popular do Concelho de Almada.

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT./AHALM./APCA

Tipo de título

Formal

Título

Assembleia Popular do Concelho de Almada.

Datas de produção

1974-04-29  a  2004-09-09 

Dimensão e suporte

12 cx. (31 mç.: 4273 f.; 8772 pp.; 285 x 370 x 120 mm); papel.

Extensões

12 Caixas
31 Maços

Entidade detentora

Arquivo Histórico de Almada.

Produtor

Assembleia Popular do Concelho de Almada.

História administrativa/biográfica/familiar

Este fundo é composto por um vasto conjunto documental dividido por 12 caixas, com 31 maços, num total de 4.273 f. (8772 pp.) que contém os seguintes títulos: Correspondência recebida e expedida; Atas e reuniões; Acordos de comodato; Documentos políticos; Serviços financeiros; Artigos de imprensa; Comissão de moradores e Feira do livro e do disco. Trata-se de documentação que cronologicamente incide num considerável período da nossa História recente - três décadas (1974 - 2004) - ainda que o período com mais destaque, seja apenas de 9 anos - 1975 a 1983 - que coincide com os primeiros nove anos de democracia. Assim, este fundo documental, referente à Assembleia Popular do Concelho de Almada, permite-nos fazer uma leitura invulgar dos anos iniciais do regime democrático, em Almada, evidenciando a organização dos cidadãos, que, num contexto de um período histórico muito particular, a que o fundo se reporta, temos a possibilidade de "assistir ao filme dos acontecimentos", não apenas durante o PREC - Período Revolucionário em Curso - mas também os anos posteriores, até ao início da década de oitenta, onde nos apercebemos das profundas alterações ocorridas, em Portugal e, neste caso específico, em Almada, período singular que o poeta e letrista Ary dos Santos deu perenidade com o poema "As Portas que Abril Abriu".

História custodial e arquivística

A documentação da Assembleia Popular de Almada, referida na guia de remessa n.º 02/2022, de 17 de junho de 2022, entrada n.º 20 - "Espólio Assembleia Popular do Concelho de Almada" foi doada por, José Manuel Maia (presidente da Assembleia Municipal de Almada), em 2015 e 2016.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doação efetuada pelo sr. José Manuel Maia (presidente da Assembleia Municipal de Almada), em 2015 e 2016.

Âmbito e conteúdo

Documentação composta por: 12 caixas, com 31 maços, que contém os seguintes títulos: Correspondência recebida e expedida; Atas e reuniões; Acordos de comodato; Documentos políticos; Serviços financeiros; Artigos de imprensa; Comissão de moradores e Feira do livro e do disco. Trata-se de documentação, na sua grande maioria: cópias de trabalho com apontamentos.

Ingressos adicionais

Trata-se de um fundo fechado. Não estão previstas incorporações adicionais de documentos.

Sistema de organização

Organização orgânico-funcional.

Condições de acesso

Acessível. Exceto a documentação condicionada pelo mau estado de conservação ou sujeita às restrições estabelecidas pelo Regime Geral dos Arquivos e Património Arquivístico (n.º 1 e 2, art.º 17 do Decreto-Lei 16/93, de 23 de Janeiro) e a Lei de Acesso aos Documentos Administrativos (art.º 6, Lei n.º 46/2007, de 24 de agosto), relativas a dados pessoais ou nominativos.

Condições de reprodução

A reprodução de documentos está condicionada pelo tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução. Está sujeita à legislação que regula os direitos de propriedade, os direitos de autor e direitos conexos, e outras disposições legais e regulamentares, nomeadamente:- Lei Geral de Arquivos e Património Arquivístico;- Lei de Acesso aos Documentos Administrativos;- Tabela de taxas e licenças da Câmara Municipal de Almada.Os documentos só podem ser reproduzidos, mediante pedido de autorização escrito ao serviço, justificando a sua necessidade e finalidade e está sujeita ao pagamento de taxas, de acordo com a tabela de taxas e licenças, para o ano em vigor.Os documentos não poderão ser fotocopiados ou digitalizados, mas transcritos ou fotografados, mediante pedido de autorização.

Idioma e escrita

Português.

Instrumentos de pesquisa

Inventário.