A Linha em Chamas seta indicativa de direcção do conteúdo 
Separador

A Linha em Chamas
Helena Almeida “Main traversee par les mots d’un livre”, 1980 - © Laura Castro Caldas, Paulo Cintra

A Linha em Chamas

Esther Ferrer, Gego, Helena Almeida, Kazuko Miyamoto, Lourdes Castro, Mira Schendel e Joana Escoval


16 de novembro 2019 > 16 de fevereiro 2020 
Curadoria: Filipa Oliveira

"A exposição A Linha em Chamas recua no tempo até às vanguardas históricas dos anos 60 e 70, para pensar sobre o momento em que os limites desta disciplina foram, pela primeira vez, questionados e quebrados, e que se assiste ao colapso das categorias tradicionais da Arte. É neste momento que conceito rigoroso de desenho é substituído por uma inovadora fluidez híbrida que mistura a bidimensionalidade, característica do desenho, com a tridimensionalidade, específica da escultura.

A Linha em Chamas reúne seis extraordinárias mulheres artistas - Esther Ferrer, Gego, Helena Almeida, Kazuko Miyamoto, Lourdes Castro e Mira Schendel - que tiram a linha do plano do papel e transformam-na num elemento escultórico. Uma linha que, relutante em ficar confinada ao espaço e às categorizações da folha, se converte numa figura misteriosa, ardendo para se tornar noutra coisa. Uma linha fluida que decide dar um passeio no espaço, que se transforma em arames duros, ou em fios moles, ou mesmo em linhas quase transparentes. Uma linha que expande a definição do que é o desenho, mas que se recusa a abandonar este território.

A exposição reapresenta projetos históricos criados por estas artistas, algunsdos quais não tinham passado de maquetas, como a instalação da Esther Ferrer,e outros que só tinham sido apresentados publicamente uma única vez, como a peça da Kazuko Miyamoto. Apresenta obras de intimidade, como a fronha de almofada de Lourdes Castro oferecida ao seu amigo Pedro Morais, mas também outras profundamente emblemáticas, como a instalação de Mira Schendel criada para a polémica Bienal de São Paulo de 1969.

Para entrar em diálogo com estas artistas, convidámos Joana Escoval, pertencente a uma nova geração, mas cuja prática escultórica, de alguma maneira, carrega e amplifica o seu legado.

A Linha em Chamas é uma linha que, numa vibrante proliferação de ideias e de experiências, investiga a disciplina do desenho através da lente da escultura, expandindo e desafiando os seus processos, materiais e metodologias."

— Filipa Oliveira (do texto da Folha de Sala)



ESCOLAS E GRUPOS ORGANIZADOS

 

VISITAS E OFICINAS

VISITA ORIENTADA À EXPOSIÇÃO

Esta visita pode ser adequada aos interesses de cada grupo, procurando potenciar a aproximação dos visitantes à Arte Contemporânea.

Quartas e sextas, 10h30 ou 14h30

Duração: 1h

Destinatários: Secundário, Universitário, Sénior Gratuito

Requer inscrição pelo tel. 21 272 49 50 ou e-mail casadacerca@cma.m-almada.pt

 

VISITA JOGO COM OFICINA À EXPOSIÇÃO

Através da componente lúdica e recorrendo a diversas modalidades expressivas, na visita jogo com oficina são experimentados diferentes exercícios de interpretação criativa através do desenho.

Terça a quinta-feira, 10h30 ou 14h30

Duração: 1h

Destinatários: Secundário, Universitário, Sénior Gratuito

Requer inscrição pelo tel. 21 272 49 50 ou e-mail casadacerca@cma.m-almada.pt

 

ATIVIDADES DE FIM DE SEMANA

CONVERSA NA EXPOSIÇÃO

Conversa com Max Schendel, neto de Mira Schendel sobre a obra e a vida da artista.

17 de novembro

Horário: 16h30

Destinatários: Todos

Gratuito / Não requer inscrição

VISITA ORIENTADA À EXPOSIÇÃO

No último fim de semana de cada mês, fazemos uma visita à exposição patente na Casa da Cerca, na qual poderá saber mais sobre este projeto expositivo.

30 de novembro

Orientação: Sílvia Moreira

Horário: das 15h às 16h

Destinatários: Todos

Gratuito / Não requer inscrição

SESSÃO DE DESENHO NA EXPOSIÇÃO

Experimentemos olhar com olhos de ver a essência das coisas que desenhamos. Nesta sessão de livre experimentação encaremos o erro como parte do processo criativo e como oportunidade de aprendizagem e crescimento.

30 de novembro

Orientação Marc Parchow

Horário: das 16h às 18h

Destinatários: Todos (a partir dos 12 anos)

Gratuito / Não requer inscrição

OFICINAS PARA FAMÍLIAS

[3.º sábado de cada mês]

NO ESPAÇO DO DESENHO, A PALAVRA: OFICINA DE DESENHOS TRIDIMENSIONAIS

No princípio surge o ponto e, a partir dele, a linha. Da linha nasce o desenho que dá forma ao pensamento: linhas retas, tortuosas, cruzadas, finas ou grossas, calmas ou agitadas… linhas que se transformam em palavras e com elas criam-se as histórias que se guardam nos livros.

Inspirados pelas obras das exposições “Linha em Chamas” e “Livros à par te”, vamos usar a Sala de Leitura como se fosse uma folha de papel a três dimensões. Nela faremos um desenho coletivo de larga escala com novelos de linha, enleando desenho e palavras, criando uma instalação artística efémera. Através de fotografias, essa obra coletiva ficará registada e compilada num livro, que fará parte do acervo bibliográfico do Centro de Documentação e Investigação Mestre Rogério Ribeiro.

21 de dezembro

Conceção e orientação: Mário Rainha Campos e Sílvia Moreira

Horário: das 15h às 17h

Destinatários: famílias (crianças a partir dos 4 anos acompanhadas por um adulto)

Máximo de participantes: 14 (7 adultos + 7 crianças)

Gratuito / Requer inscrição pelo tel. 212 724 950 ou pelo email casadacerca@cma.m-almada.pt

CONVERSA NA EXPOSIÇÃO

Conversa com a curadora Isabel Carlos sobre as artistas na exposição e o desenho enquanto campo de experimentação das vanguardas artísticas dos anos 60/70.

8 de fevereiro 2020

Horário: 16h30

Destinatários: Todos

Gratuito / Não requer inscrição

PROGRAMAÇÃO COMPLEMENTAR


Imprimir Voltar   Imprimir Imprimir