Mercado de Natal Amigo da Terra 2019 seta indicativa de direcção do conteúdo 
Separador

Por um Natal mais sustentável e solidário!
Está a chegar o Mercado de Natal Amigo da Terra

De 11 a 22 de Dezembro, a Oficina de Cultura e a Praça S. João Baptista, no coração de Almada, voltam a acolher as cores e o espírito de Natal do tradicional Mercado de Natal Amigo da Terra 2019.

Este é um mercado de Natal, com um
conceito de sustentabilidade único e pioneiro no País, onde se podem descobrir muitas ideias para presentes de Natal mais sustentáveis e solidários, criados por mais de 100 artesãos, produtores e marcas de todo o país e por instituições de solidariedade social de Almada.

Do evento faz também parte um vasto programa de atividades originais, totalmente gratuitas, que decorrem em vários espaços, a Tenda Planeta, a Tenda Sabores, o Palco Terra e o Palco Floresta de Natal.

Ao longo de 12 dias, são mais de 150 atividades, incluindo oficinas, espetáculos, showcookings, animação, eco-conversas, o passeio de bicicleta solidário “Dois Pedais, mais Natais”, tasquinhas natalícias e outras surpresas.

MNAT 2019



MUITAS SUGESTÕES DE PRESENTES DIFERENTES À SUA ESPERA

No Mercado de Natal Amigo da Terra participam mais de 100 artesãos, marcas, produtores e criativos de todo o país, bem como várias instituições de solidariedade do concelho.

A diversidade é muita, por isso é uma aventura descobrir aquela prenda original que procura. De produtos biológicos e locais acabados de colher, a vestuário feito com matérias naturais, passando por brinquedos de madeira, acessórios de moda upcycle, plantas, cosmética natural, kits para fazer a sua horta ou criação de cogumelos em casa, soluções ecológicas para o seu dia-a-dia… são muitas as sugestões de peças decorativas e funcionais criadas a partir de materiais recicláveis ou naturais que aqui poderá encontrar!

Todas as atividades são totalmente gratuitas e decorrem em vários espaços, o Palco Terra, o Palco Floresta de Natal, a Tenda Planeta e a Tenda Sabores.



FAZER AQUI AS PRÓPRIAS PRENDAS!

Ao longo de 12 dias, terão lugar mais de 60 eco-oficinas e ateliers gratuitos onde se pode experimentar e aprender a construir os seu spróprios presentes e decorações de Natal, dando vida nova a materiais que iriam acabar no lixo, ou utilizando materiais naturais. Saiba mais no programa detalhado.

Não é necessária inscrição prévia. Basta aparecer na Tenda Planeta ou no Palco Floresta de Natal.

Número de participantes limitado por oficina. Duração média de cada oficina: 45 min.



TASQUINHAS NATALÍCIAS

Entre sugestões natalícias vegetarianas, até produtos e doçaria regionais, passando por vinho quente e pão acabado de fazer, são muitos os sabores a provar... Venha ao Mercado e petisque nas várias tasquinhas instaladas na Praça S. João Baptista.



SHOW COOKINGS PARA UM NATAL MAIS SAUDÁVEL

Na Tenda Sabores instalada na Praça S. João Baptista serão muitas as aulas de cozinha a acontecer diariamente. Nelas pode aprender, com vários chefs e especialistas, receitas mais saudáveis e muito saborosas para o seu Natal e para a sua ementa do dia-a-dia.

Até o Vencedor o 2º Masterchef de Portugal 2015, o Chef Manuel André Fernandes, foi desafiado a preparar um prato de Natal só com ingredientes portugueses.

Não é necessária inscrição prévia. Basta aparecer na Tenda Sabores. Saiba mais no programa detalhado.



CARREGA A PEDAL + CALCULADORA PEGADA ECOLÓGICA

Este ano, a Agência Municipal de Energia de Almada traz pela primeira vez ao Mercado de Natal Amigo da Terra o “Carrega a Pedal”. Com a energia do movimento das suas pedaladas, poderá carregar o seu telemóvel sem emissões de carbono.

No espaço AGENEAL poderá também fazer o cálculo da sua pegada ecológica e conhecer as melhores opões no dia-a-dia para as reduzir os impactos no nosso Planeta muito mais.



PEDALAR POR UM NATAL MAIS SOLIDÁRIO

No Sábado, dia 21 de dezembro, vista-se com cores e acessórios natalícios e venha pedalar no ciclopasseio solidário “Dois Pedais, Mais Natais”. Todos os participantes são convidados a trazer bens alimentares não-perecíveis, como enlatados, bolachas, cereais, arroz, e outros alimentos embalados que serão depois doados à REFOOD de Almada que os distribuirá por famílias carenciadas do concelho. O percurso é acessível para todos poderem participar.

Os participantes receberão uma recordação natalícia e um dia solidário inesquecível!

Ponto de partida: Praça S. João Baptista, 15h00
Inscrições obrigatórias: www.queroir.pt/dois-pedais-mais-natais-2019 | loja@ciclistica.pt | 918 194 877
Organização: Câmara Municipal de Almada e Ciclística



MÚSICA e ANIMAÇÃO AO VIVO

Todos os dias haverá motivos diferentes para visitar este Mercado de Natal. Serão muitas as bandas e DJ’s a animar o evento em atuações intimistas. Também haverá vários momentos musicais de Natal assegurados por grupos e associações de Almada, no âmbito do programa “Do Natal aos Reis em Coro”. Tudo a acontecer no Palco Terra e no Placo Floresta de Natal.

Peças de teatro, marionetes e animação de rua para todas as idades fazem também parte do programa a descobrir. Saiba mais no programa detalhado.



PRESENTES A 1 €

Todas as entidades que farão vendas no Mercado foram desafiadas a ter uma sugestão de oferta que não ultrapasse o valor solidário de 1€. Para todos poderem fazer compras de Natal.



Para mais informações e programa detalhado:
Divisão de Educação e Sensibilização Ambiental
Tel. 21 272 25 18



> Programa MNAT 2019


Imprimir Voltar   Imprimir Imprimir