Vamos cuidar das nossas praias seta indicativa de direcção do conteúdo 
Separador

D2

 

Em 2019, são 13 as praias do concelho de Almada que têm «Qualidade de Ouro» e seis praias galardoadas com a Bandeira Azul. Por isso, aproveite as praias da Costa da Caparica, mas não se esqueça de fazer a sua parte!
 
Fique a conhecer dez comportamentos que fazem a diferença quando frequenta a praia.
 
Deixe a praia limpa
 
Deite o seu lixo nos contentores colocados no areal. Se estiverem cheios, guarde o seu lixo e no final do dia de praia, deixe-o num contentor próximo.
 
Materiais recicláveis devem ser colocados nos respetivos ecopontos.
 
Durante a noite, as equipas municipais limpam quilómetros de areal, mas a sua parte é sempre importante para uma praia mais limpa.
 
Respeite a Natureza da praia
 
Lembre-se que na praia existem plantas e animais que aqui vivem todo o ano.
 
Respeite esta biodiversidade e circule apenas pelos acessos existentes, preferindo sempre os passadiços.
 
Evite pisar ou arrancar a vegetação dunar pois ela tem um papel fundamental na retenção das areias e na proteção da praia aos fenómenos de erosão.
 
Ouça e deixe ouvir as ondas
 
Se levar música para a praia, não a ponha tão alto que não se consigam ouvir as ondas. Não provoque ruído que incomode as outras pessoas e seres vivos com quem partilha a praia.
 
Deixe o seu animal de estimação em casa
 
Há pessoas, sobretudo crianças e idoso, que são sensíveis a doenças que podem ser transmitidas através do pelo ou dos dejetos de animais. Confirme no edital de praia se é autorizada a permanência de animais de estimação na praia.
 
O sol nem sempre é amigo
 
Evite exposições prolongadas durante as horas de mais calor – entre as 11h e as 16h – e utilize sempre protetor solar adequado para a sua pele.
 
Viva a praia com segurança
 
Prefira as praias vigiadas e siga as recomendações do nadador salvador e do Instituto de Socorros a Náufragos.
 
Evite as zonas de agueiros. Esteja sempre atento às suas crianças. Não as deixe sozinhas, nem a tomar banho sem vigilância.
 
Venha para a praia em transportes públicos ou de bicicleta
 
Chegar nem sempre é fácil, devido ao grande número de visitantes. Utilize transportes públicos, partilhe o carro com amigos ou venha de bicicleta, usando os percursos cicláveis existentes.
 
Se vem de Lisboa, uma boa alternativa é vir de bicicleta no barco de Belém à Trafaria e depois pedalar pelo percurso ciclável «Bicla Tejo» que liga a Trafaria à Costa da Caparica.
 
Se vier de automóvel, respeite os locais de estacionamento
 
Para segurança de todos, ao estacionar o automóvel mantenha livres os acessos à praia e as faixas de circulação. Respeite a sinalética e circule e estaciona apenas em locais autorizados.
 
Motores não condizem com praia
 
A praia é um ecossistema frágil que depende da existência de dunas consistentes e saudáveis. Não as destrua, nem circule sobre elas com qualquer tipo de veículo.
 
Desporto sim, mas nos sítios certos
 
A praia é de todos. Por isso, pratique desporto nas áreas delimitadas para o feito em cada praia.



Imprimir Voltar   Imprimir Imprimir