Biblioteca Central seta indicativa de direcção do conteúdo 
Separador

O Fórum Municipal Romeu Correia acolhe a Biblioteca Municipal de Almada e o Auditório Fernando Lopes-Graça.Fórum Municipal Romeu Correia
     
Quando da sua construção, a Câmara Municipal de Almada decidiu homenagear o escritor Romeu Correia, grande figura da literatura e do movimento associativo de Almada e o compositor Fernando Lopes-Graça, perpetuando a memória desses dois homens que pelo seu exemplo de cidadania e de profissionalismo alcançaram o reconhecimento da comunidade almadense.
   
Este equipamento cultural da cidade, inaugurado a 22 de Novembro de 1997, materializa a par de outros já existentes, a política cultural, educativa e de lazer que o município desenvolve como factor chave de desenvolvimento social e de melhoria da qualidade de vida colectiva e individual, de forma solidária e sustentável, construindo uma cidade de cultura e de conhecimento. Desde então o Fórum Municipal Romeu Correia tem acolhido inúmeras iniciativas culturais, educativas, de exercício da cidadania activa e participativa e de actividades de lazer que em comum visam a melhoria contínua da qualidade do serviço público municipal e a vontade clara de participar no desafio de contribuir para a satisfação das necessidades de formação integral do indivíduo em particular, e da comunidade em geral.
     
A Biblioteca está localizada na Praça da Liberdade, e sendo este um dos locais mais frequentados e mais central de Almada, faz com que esteja estrategicamente bem localizada na cidade. Perante o número de habitantes do concelho, e obedecendo à tipologia do Instituto Português do Livro e da Biblioteca, foi construída uma biblioteca modelo 3. A biblioteca é composta por três pisos, onde estão distribuídas no Piso 1 a Sala de Leitura Geral e a Sala Pablo Neruda, no Piso -1 a Sala Infantil, Sala Audiovisuais e o Bar, existe ainda o Piso 0 que é composto pelo Átrio e o Auditório Fernando Lopes-Graça, este apesar de se situar dentro do espaço da biblioteca não é gerido pela mesma.
    
    
Sala de Leitura Geral
Situada no Piso 1, tendo uma área total de 436 m2, esta sala têm à disposição dos utilizadores monografias e publicações periódicas. Todos os documentos, tanto desta como da Infantil e Audiovisuais, estão disponíveis para empréstimo, excepto os documentos devidamente assinalados.
Os utilizadores podem fazer consulta local, tanto de enciclopédias como de todos os documentos que não estão disponíveis para empréstimo, contudo estes documentos podem ser fotocopiados utilizando a máquina disponível na Sala Multimédia. Também à disposição encontram-se dois computadores para consulta da base de dados da biblioteca.
   
Sala Infantil
Encontrando-se no Piso -1, com uma área total de 330 m2, dispõe de monografias, obras de referência, vídeos, DVD's, CD's, CD-ROM's educativos e alguns títulos revistas direccionadas para os bebés e adolescentes. 
Neste espaço, as crianças podem encontrar muitos jogos lúdicos, consultar documentos e ainda utilizarem computadores para consulta de Internet e realizar trabalhos no Office e um computador para consulta da base de dados da biblioteca.
Integradas no mesmo espaço, mas em divisórias diferentes, encontra-se a sala do conto e o atelier, dois espaços que estão disponíveis para todos os utilizadores que estejam interessados em participar nas atividades.
   
Sala Multimédia
Situada no Piso -1, tendo uma área total de 120 m2, dispõe para empréstimo vídeos, CD's, DVD's e CD-ROM's e dispõe para consulta vários títulos de revistas sobre música e cinema.
Neste espaço, os utilizadores  podem pesquisar na Internet, fazer trabalhos no Office, efectuar digitalizações, imprimir trabalhos e tirar fotocópias. Para permitir estes serviços existem 10 computadores e uma fotocopiadora multifunções.
    
Sala Pablo Neruda
Esta sala, que fica situada no Piso 1, é utilizada para todas as iniciativas temáticas da biblioteca, tais como, exposições, lançamentos de livros, conferências e colóquios. Em muitas ocasiões esta sala é requisitada por órgãos superiores da Câmara e entidades externas à própria Câmara Municipal para realizarem reuniões de trabalho e conferências.
    
Átrio
Neste espaço encontra-se o balcão de entrada, aqui é onde são feitos os cartões de leitor, se adquire o cartão para usar a fotocopiadora e onde são feitos os pagamentos de impressões e fotocópias.
Em certas ocasiões, devido à sua amplitude, são realizadas as exposições que necessitam de mais espaço.
   
  
Faça uma Visita Virtual ao Fórum Municipal Romeu Correia
  
     

Horário e contactos:
   
Biblioteca Municipal de Almada
Fórum Municipal Romeu Correia
Praça da Liberdade
2800-648 Almada
Tel.: 21 272 49 20
Fax: 21 272 49 49
e-mail: bibl.mun.alm@cma.m-almada.pt
e-mail actividades: biblactividades@cma.m-almada.pt
Horário: Terça a sábado das 10h00 às 18h00
Encerra: Sábados - Setor Infantil das 13h00 às 14h00
              Domingos, Segundas e Feriados


Imprimir Voltar   Imprimir Imprimir