A Casa do Desenho: 25 Anos de Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea seta indicativa de direcção do conteúdo 
Separador

A Casa do Desenho

 

A CASA DO DESENHO

25 Anos de Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea

 

Em 2018, ano Europeu do Património Cultural, celebramos 30 anos da aquisição da Casa da Cerca pela Câmara Municipal de Almada, 25 anos de inauguração enquanto Centro de Arte Contemporânea, 10 anos de abertura ao público do Centro de Documentação e Investigação Mestre Rogério Ribeiro e ainda 30 anos de atividade da Galeria Municipal de Arte.

 

Assinalando estas datas, e articulando os conceitos de património, memória e identidade, começamos por contar a(s) história(s) da Casa da Cerca a partir do espólio guardado em arquivo. Entendendo a Casa também como um lugar de encontro, destacamos o seu Centro de Documentação na superação da função primária de repositório de documentos, e damos a conhecê-lo como um polo incontornável de construção de identidade, guardião dinâmico de experiências e memórias.

 

Ao longo do ano vamos continuar a resgatar a história deste lugar e a divulgar a riqueza do seu património em múltiplas dimensões e através de diversos formatos de abordagem. Apresentamos uma programação articulada em torno das datas relevantes no percurso da Casa da Cerca, que pretende simultaneamente aprofundar a dimensão histórica, através da investigação e inscrição das suas memórias, e a dimensão artística, ao potenciar a transfiguração dessas memórias no âmbito das práticas contemporâneas.

Em 2018 a Casa da Cerca continua a construir o seu património de experiências e de afetos, testemunhando a relação com os que a ocuparam e reavivando a relação com os que a ocupam.  



Imprimir Voltar   Imprimir Imprimir