Comunidade de leitores "Sábados de leitura" nesta sessão vamos falar sobre a Poesia de Ruy Belo seta indicativa de direcção do conteúdo 
Separador

Dia: 24 de fevereiroComunidade de leitores Sábados de leitura_g
Horário: 15h00
Local: Sala Polivalente
     
Comunidade de leitores “Sábados de leitura”
Nesta sessão vamos falar sobre A poesia de Ruy Belo
A sessão será dedicada à poesia de Ruy Belo e incluirá o visionamento do documentário Ruy Belo, Era Uma Vez de Nuno Costa Santos. A sessão contará com a participação deste e da viúva do poeta, Teresa Belo.
   
Ruy Belo nasceu em S. João da Ribeira, pequena aldeia do concelho de Rio Maior, em 1933. Licenciado em Filologia Românica e em Direito pela Universidade de Lisboa, obteve o grau de doutor em Direito Canónico pela Universidade Gregoriana de Roma, com uma tese intitulada «Ficção Literária e Censura Eclesiástica». Além de atividadeComunidade de leitores Sábados de leitura_autor no domínio editorial, Ruy Belo foi também professor. Leitor na Universidade de Madrid desde 1971, regressou ao país em 1977, vindo a falecer subitamente no ano seguinte, com apenas 45 anos. Em 1991 foi condecorado, a título póstumo, com o grau de Grande Oficial da Ordem Militar de Santiago da Espada.
Os seus primeiros livros de poesia foram Aquele Grande Rio Eufrates (1961) e O Problema da Habitação (1962). À coletânea de ensaios Na Senda da Poesia (1969), seguiram-se obras cuja temática se prende a aspetos religiosos e aos metafísicos, sob a forma de interrogações acerca da existência. É o caso de Boca Bilingue (1966), Homem de Palavras(s) (1969), País Possível (1973), Transporte no Tempo (1973), A Margem da Alegria (1974), Toda a Terra (1976) e Despeço-me da Terra da Alegria (1977). O versilibrismo dos seus poemas conjuga-se com um domínio das técnicas poéticas tradicionais. A sua obra, organizada em três volumes sob o título Obra Poética de Ruy Belo, em 1981, foi, entretanto, alvo de revisitação crítica. Em 2001, publica-se Todos os Poemas. Apesar do curto período de atividade literária, Ruy Belo tornou-se um dos maiores poetas portugueses da segunda metade deste século, tendo as suas obras sido reeditadas diversas vezes.
   
Público-alvo: Maiores de 18 anos
Lotação máxima: 20 participantes (máximo)
Entrada livre
biblactividades@cma.m-almada.pt
212 508 210
     


Imprimir Voltar   Imprimir Imprimir