Biblioteca Municipal José Saramago seta indicativa de direcção do conteúdo 
Separador

Biblioteca Municipal José SaramagoAbriu ao público dia 23 de Maio no Centro Cívico do Feijó - Rua da Alembrança.

O edifício da nova biblioteca representa um marco na arquitectura do concelho, estando integrado no conjunto mais vasto que compõe o Centro Cívico do Feijó. A autoria é do arquitecto João Lucas, técnico da Câmara Municipal de Almada.
Junto à biblioteca foi construída uma Casa de Chá, as novas instalações da Junta de Freguesia do Feijó e uma ampla praça pedonal.

 
Muitas valências

No piso 0 encontra-se a área de atendimento ao público, uma sala polivalente, uma loja, uma zona para o empréstimo domiciliário e ainda uma área para consulta de periódicos (jornais e revistas). Neste piso, tirando partido da proximidade um plano de água, existe também uma cafetaria/bar.

Subindo ao Piso 1, encontram-se as áreas destinadas aos mais novos, repartidas pelo sector infantil e sector juvenil, além de salas para ateliers e para a “hora do conto”. Uma zona privilegiada da biblioteca, tendo em conta a existência de várias escolas num raio de 1 km, com cerca de 10 mil alunos.

O Piso 2 é constituído pela sala de leitura geral, áreas de consulta local e ainda por uma área de consulta multimédia.
 
Arte em 14 mil azulejos

A autarquia encomendou a Querubim Lapa um painel de azulejos que reveste toda a base deste equipamento.

Um desafio que este mestre da pintura aceitou ao produzir, à mão, 14 mil azulejos, ocupando uma superfície de quase 600 m2.

Para Querubim Lapa, a sua obra pretende transmitir a ideia da Casa do Livro, páginas abertas à espera de serem lidas, que nos guiam até ao interior da Biblioteca.

O porquê do nome

Com a atribuição do nome do Prémio Nobel da Literatura a esta Biblioteca, a Câmara Municipal de Almada pretende, desta forma, homenagear o papel que José Saramago tem desempenhado na promoção da literatura portuguesa.

O anúncio do nome foi feito pela presidente da Câmara Municipal de Almada, a 2 de Junho de 2008, aquando da visita ao concelho de José Saramago em que assistiu à representação da peça “Que farei com este livro”, escrita expressamente por Saramago para a Companhia de Teatro de Almada, e que estreou em 1980.
 
Horário e Contactos
                                                                     
Biblioteca Municipal José Saramago
Rua da Alembrança
2800-648 Almada
Tel.: 21 250 82 10
Horário: Terça a sábado das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Encerra: Terça a sábado das 13h00 às 14h00
            Domingos, Segundas e Feriados
            De 1 a 31 de Agosto
e-mail: bibl.mun.alm@cma.m-almada.pt


Imprimir Voltar   Imprimir Imprimir