Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica seta indicativa de direcção do conteúdo 
Separador

A Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica (PPAFCC) situa-se na península de Setúbal, numa região limitada a Norte pelo estuário do Tejo e a Sul pelo estuário do Sado. Desenvolve-se, mais exactamente, na região entre a Costa de Caparica e a Lagoa de Albufeira, ocupando uma área de 1570 ha ao longo da costa atlântica, que abarca os Concelhos de Almada e Sesimbra.
 
Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de CaparicaA paisagem da área protegida é constituída por uma planície costeira, que é acompanhada a oeste, em toda a sua extensão, por uma arriba fóssil. Sobre esta arriba, desenvolve-se uma plataforma de topo relativamente plana, que atinge pouco mais de uma centena de metros de altitude na zona dos Capuchos, tornando-se mais baixa para Sul. O ponto mais elevado situa-se no Cabo da Malha (114 m), o qual se localiza a Norte da Lagoa de Albufeira. Grande parte da plataforma de topo da arriba é ocupado pelos medos, designação atribuída ao conjunto de dunas fixas que se desenvolve sobre as arribas.
  
A Arriba Fóssil da Costa de Caparica foi constituída paisagem protegida em 1984, pelo Decreto-Lei 168/84 de 22 Maio. Resultou de uma proposta da Câmara Municipal de Almada ao Governo da República de então, com a finalidade de preservar as características geomorfológicas e geológicas, bem como as comunidades naturais aqui existentes. Esta decisão municipal, e a subsequente publicação deste diploma, surgiu da necessidade de salvaguardar localmente este património geológico e geomorfológico de características únicas em Portugal, bem como a beleza paisagística que caracteriza a arriba fóssil e as "Terras da Costa" que lhe são adjacentes.
 
Matos sobre a Arriba FóssilA PPAFCC foi também incluída no inventário de sítios de especial interesse para a conservação da Natureza (Programa Corine – Projecto Biótopos), não só pela sua importância geológica e geomorfológica, mas também pela vegetação presente e pela existência de espécies raras. A PPAFCC está ainda incluída no Sítio de Interesse Comunitário – “Arriba e Medos de Albufeira” da Rede Natura 2000, cujo núcleo se situa já no Concelho de Sesimbra e em cuja área existem 15 habitats listados como tendo interesse de conservação ao nível do território europeu pela Directiva Habitats nº 92/43/CEE.
 
Reserva Botânica da Mata dos Medos

A Reserva Botânica da Mata dos Medos, que ocupa cerca de 338 ha no topo da Arriba Fóssil da Costa de Caparica, dispostos numa faixa de 5 km por 500 m, constitui provavelmente a área de maior interesse conservativo do Concelho de Almada. Esta área foi classificada pelo Decreto nº 444/71, de 23 de Outubro, por possuir grande interesse botânico e paisagístico, sendo de destacar os sabinais, pinhais de pinheiro-manso e matos mediterrânicos, além da grande riqueza de espécies de flora e fauna que possui.


Imprimir Voltar   Imprimir Imprimir